Novo Chevrolet Bolt voltará com baterias chinesas para manter preço acessível
A GM Chevrolet confirma que o novo Chevrolet Bolt usará baterias chinesas LFP para manter o preço baixo. Saiba mais sobre o modelo.
O Chevrolet Bolt, um dos carros elétricos mais baratos e populares de seu segmento, está prestes a voltar ao mercado. A General Motors (GM), que o descontinuou em sua versão anterior, tem planos para lançar um sucessor que promete manter o mesmo valor atrativo, principalmente ao utilizar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) fornecidas pela China.
Novo Chevrolet Bolt voltará com baterias chinesas para manter preço acessível
Para conseguir o preço esperado de menos de US$ 30.000 (cerca de R$ 163 mil), a GM vai usar baterias LFP, que são mais baratas que as tradicionais de íons de lítio. A fornecedora inicial será a chinesa Contemporary Aperex Technology (CATL), nos primeiros dois anos de vendas.
A GM espera que, após esse período, os fornecedores americanos já tenham capacidade suficiente para suprir a demanda.
Um porta-voz da GM explicou a estratégia ao The Wall Street Journal, afirmando que, para se manter competitiva no mercado de veículos elétricos mais acessíveis, a empresa precisará temporariamente recorrer a fornecedores estrangeiros, seguindo o exemplo de outras montadoras americanas.
Desafios de Custos e Tarifas
Apesar de a GM atualmente usar baterias de produção própria, a importação das baterias chinesas para o novo Bolt enfrenta alguns desafios. Elas estão sujeitas a tarifas elevadas, chegando a 80%, o que pode prejudicar a lucratividade.
Além disso, o uso de componentes chineses desqualifica o veículo dos créditos fiscais federais para elétricos, o que, segundo a matéria, só será relevante por mais algumas semanas.
Ainda assim, a GM acredita que a combinação de baterias mais baratas e o aumento da eficiência em outras áreas de produção de veículos elétricos permitirá que o novo Bolt mantenha um bom valor de mercado. A produção do novo modelo, que usará a arquitetura Ultium EV da GM, está prevista para começar no Kansas ainda este ano.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.