Por enquanto não: Ford adia novamente produção de picape e van elétrica

Ford adia picape e van elétricas para 2028, mas prepara nova plataforma "inovadora" para veículos compactos. Entenda a estratégia e o foco da empresa no futuro elétrico.

A Ford anunciou que vai revelar uma nova e ambiciosa estratégia para seus veículos elétricos, descrita pelo CEO Jim Farley como um “momento Modelo T”. No entanto, uma reportagem da Automotive News indica que a empresa está adiando o lançamento de dois de seus futuros veículos elétricos: uma nova picape e uma van de última geração.

Ford adia novamente produção de picape e van elétrica

Segundo a matéria, a picape elétrica, batizada internamente de “T3”, e que será uma sucessora da popular F-150 Lightning, teve sua produção adiada para 2028. Essa não é a primeira vez que o cronograma do modelo muda. Originalmente, a picape deveria começar a ser produzida em 2025, mas foi adiada para 2026, depois para 2027 e, agora, para 2028. A produção acontecerá na fábrica de BlueOval City, no Tennessee.

A van elétrica, que deverá ser a próxima geração da E-Transit, também teve seu cronograma alterado. Inicialmente prevista para meados da década, com produção em 2024, foi adiada para 2026 e, agora, também para 2028. A van será construída na fábrica de Avon Lake, Ohio.

A Ford confirmou os atrasos em um comunicado, afirmando que “ajustes de cronograma” foram comunicados aos fornecedores e funcionários em junho, mas que a F-150 Lightning e a E-Transit atuais continuam atendendo às necessidades dos clientes.


Ford Ranchero também pode ficar para depois - Imagem gerada por I.A
Ford Ranchero (T3) também pode ficar para depois – Imagem gerada por I.A

Foco em Plataforma Acessível e “Inovadora”

Enquanto os modelos maiores são adiados, a Ford parece estar direcionando seu foco para uma nova plataforma elétrica acessível. Essa arquitetura foi projetada para veículos mais compactos e deve sustentar diversos novos modelos, incluindo uma picape pequena com lançamento previsto para 2027.

O CEO Jim Farley promete que essa nova plataforma será “inovadora”, e a expectativa é que ela seja o ponto central da nova estratégia da Ford para veículos elétricos, que será detalhada em breve.

O que você acha da decisão da Ford de adiar a picape e a van elétricas? Responda no post!

Leia também: Nova picape da Ford já tem um possível nome: Ranchero

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA