Ford desmente Trump: Japão não vai importar Ford F-150

Donald Trump afirma que o Japão importará a picape Ford F-150, mas a própria montadora desmente. Entenda o acordo comercial que beneficia o Japão e os prejuízos bilionários da Ford.

Em mais um episódio da guerra comercial, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Japão passaria a importar grandes volumes da picape Ford F-150 como parte de um novo acordo comercial. A declaração, no entanto, foi prontamente desmentida pela própria montadora e por analistas do setor, que consideram a afirmação improvável.

Ford desmente Trump: Japão não vai importar Ford F-150 - Foto: Divulgação
Ford desmente Trump: Japão não vai importar Ford F-150 – Foto: Divulgação

 

Ford desmente Trump: Japão não vai importar Ford F-150

Em uma entrevista à CNBC, Trump declarou: “Eles estão levando nossos carros. Eles estão levando o belíssimo Ford F-150, que se sai muito bem. E tenho certeza de que se sairá bem lá também, junto com outros produtos excelentes.”

A fala, no entanto, vai de encontro à realidade do mercado japonês, que historicamente prefere veículos menores e mais econômicos.

A afirmação de Trump ocorre em um momento delicado, quando o negociador-chefe do Japão, Ryosei Akazawa, visita os EUA para garantir que o governo honre o acordo que reduz as tarifas sobre carros japoneses de 25% para 15%.

Essa redução, segundo o CEO da Ford, Jim Farleynão beneficia a montadora americana. Pelo contrário, Farley argumenta que os custos de produção mais baixos no Japão e a taxa de câmbio favorável farão com que os carros japoneses se tornem ainda mais baratos nos EUA, prejudicando a competitividade da Ford.


 Ford estima prejuízo bilionário

A Ford estima que as tarifas já custaram cerca de US$ 2 bilhões (cercade R$ 10,9 bilhões) à empresa. Essa pressão financeira tem impactado negativamente os resultados, algo que outras montadoras também estão enfrentando no atual cenário de incerteza comercial.

Apesar da declaração de Trump, a realidade é que o acordo beneficia as montadoras japonesas e agrava a situação da Ford, que não vê a F-150 sendo exportada para o Japão tão cedo.

Ford, Japão e Trump: quem está falando a verdade? Responda nos comentários!
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA