Nada de novo: BYD e GWM dominam vendas de carros elétricos e híbridos
Confira a lista dos carros elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil em julho. Descubra quais modelos da BYD e GWM lideraram o mercado e saiba como o setor de eletrificados está crescendo no país.
O mercado de carros eletrificados no Brasil continua em forte ascensão. Em julho, as vendas de veículos híbridos e elétricos alcançaram a marca de 19.016 unidades, um crescimento de 22% em relação ao mês anterior, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O resultado reforça a consolidação dessas tecnologias no país, com a liderança de montadoras chinesas.
A análise do mercado mostra um cenário diversificado. Os carros híbridos plug-in (PHEV) lideram as vendas com 45%, seguidos de perto pelos elétricos a bateria (BEV) com 37%. Os híbridos paralelos (HEV) e os híbridos flex (HEV Flex) completam o ranking, mostrando que a variedade de opções está atraindo cada vez mais consumidores.
BYD lidera entre os carros elétricos com domínio chinês
O segmento de veículos 100% elétricos emplacou 7.010 unidades em julho, com a BYD se destacando como a marca mais vendida. A montadora chinesa garantiu cinco das dez posições no ranking, com destaque para os hatches Dolphin Mini e Dolphin, que, juntos, somaram mais de 4.300 unidades vendidas.
Ambos os modelos se preparam para ter produção nacional na fábrica de Camaçari, na Bahia, o que pode impulsionar ainda mais as vendas.
O top 10 de elétricos mais vendidos em julho ficou assim:
A presença de novas marcas chinesas como GAC Aion Y e Omoda E5 no ranking indica a chegada de mais competidores ao mercado, diversificando as opções para o consumidor brasileiro.
Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do Brasil – Foto; Nicole Santana/ Garagem360
Híbridos: GWM Haval H6 mantém a liderança
No segmento de híbridos, que somou 12.006 unidades em julho, o SUV médio GWM Haval H6 continua na ponta. Com 2.990 unidades vendidas, o modelo da Great Wall Motors consolida sua posição de liderança. O lançamento de uma versão mais acessível, a Haval H6 One, contribuiu para a alta performance nas vendas.
GWM Haval H6 One lançamento da marca – Foto: Divulgação
A BYD também marca forte presença entre os híbridos, com o Song Plus e o Song Pro ocupando as segunda e terceira posições, respectivamente. O top 10 de híbridos mais vendidos foi o seguinte:
A forte presença de SUVs médios chineses no topo da lista demonstra que a categoria se tornou uma das favoritas dos consumidores brasileiros na busca por eficiência e tecnologia.
Quer saber mais sobre o carro elétrico ou híbrido que mais te interessou? Compartilhe nos comentários qual modelo você compraria e por quê!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.