CNH sem autoescola? Conheça países onde essa regra não é obrigatória

Saiba em quais países você pode obter sua CNH sem precisar frequentar uma autoescola. Descubra essa possibilidade que pode chegar ao Brasil

A obrigatoriedade de frequentar autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a mudar no Brasil.

Isso porque o governo federal planeja flexibilizar essa exigência, permitindo que a formação seja feita de forma mais acessível, sem a necessidade de pagar pelas aulas em centros de formação de condutores. Esse movimento visa reduzir os custos e facilitar o acesso à habilitação.

Porém, a medida não é inédita. Diversos países ao redor do mundo já não exigem autoescolas para que os motoristas obtenham suas licenças de condução. Quer saber quais esses países? Acompanhe o Garagem360 e descubra!

Onde a CNH sem autoescola é permitida?

Embora o Brasil esteja em processo de mudança na legislação de habilitação, alguns países já implementaram sistemas em que frequentar uma autoescola não é obrigatório.

CNH sem autoescola

Foto: Reprodução

Em vez disso, os candidatos podem aprender com amigos ou familiares ou até realizar o processo de habilitação diretamente com exames oficiais.

Veja a seguir os países onde a CNH sem autoescola é permitida:

  • Estados Unidos: Embora as regras variem entre os estados, em muitos lugares não é necessário passar por uma autoescola. Candidatos com 18 anos ou mais podem fazer a prova diretamente.
  • Argentina: Não há exigência de aulas em autoescolas. Basta passar no exame de direção e teórico.
  • México: Alguns estados permitem que o processo de habilitação seja feito apenas com o pagamento de uma taxa e aprovação nos exames.
  • Reino Unido: Você pode fazer a prova prática sem ter frequentado uma autoescola, desde que tenha o conhecimento necessário.
  • Japão, Suécia, Estônia, Finlândia e Austrália: Nesses países, é possível também fazer a prova prática sem a necessidade de instrução formal em autoescolas.

Esses países já adotam modelos que priorizam a autonomia do motorista, permitindo que ele escolha como se preparar para os testes e reduzir os custos com aulas formais.

Como a CNH sem autoescola pode beneficiar os brasileiros?

Se a medida do governo federal for aprovada, as aulas em autoescolas podem se tornar facultativas para quem deseja tirar a CNH no Brasil.

CNH sem autoescola

Foto: Imagem gerada por IA

Assim, abriria portas para a educação de motoristas de uma maneira mais acessível, permitindo que as pessoas possam aprender com familiares ou amigos e ainda assim cumprir as exigências legais para obter a habilitação.

Entre os benefícios dessa mudança, destacam-se:

  • Redução de custos com autoescolas
  • Maior acessibilidade ao processo de habilitação
  • Maior flexibilidade na escolha do método de aprendizado
  • Redução de burocracia e processos onerosos

A proposta ainda está em análise, mas a ideia de um sistema mais flexível pode facilitar o acesso à CNH, especialmente para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com as despesas de uma autoescola.

O que você acha da possibilidade de obter a CNH sem autoescola no Brasil? Será que a medida vai realmente facilitar a vida dos motoristas brasileiros? Comente abaixo!

Veja também: Adeus teste do Detran? Veja como vai ser a avaliação para CNH A, B, C D e E

Leia o resumo da notícia
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA