Adeus, Toyota: fabricante anuncia fechamento de fábrica no Brasil após 27 anos
Fechamento de fábrica da Toyota em Indaiatuba após 27 anos e reestruturação da produção no Brasil. Novos modelos e investimentos estão no caminho.
A Toyota anunciou o fechamento de sua histórica fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo, após 27 anos de operação.
Em detalhes, a notícia pegou de surpresa o setor automotivo, visto que essa unidade foi responsável pela produção de mais de um milhão de unidades do Corolla, um dos modelos mais queridos pelos brasileiros.
Vale destacar que, esse movimento, contudo, faz parte de um plano estratégico de reestruturação da montadora japonesa no país, com foco em modernização e novos investimentos.
Acompanhe o Garagem360 para mais detalhes!
O que motivou o fechamento da fábrica da Toyota de Indaiatuba?
O fechamento da fábrica de Indaiatuba está diretamente ligado a um planejamento estratégico mais amplo da Toyota no Brasil.
Isto é, após décadas de produção do Corolla e outros modelos, a montadora decidiu concentrar sua produção em Sorocaba, onde serão fabricados novos modelos, como o Yaris Cross e a van Hiace, que terão papel de destaque no futuro da empresa no Brasil.
Além disso, a Toyota planeja expandir a fábrica de Sorocaba com novos investimentos, melhorando a eficiência industrial e se alinhando às novas tendências tecnológicas do setor.
O que vai acontecer com os empregados de Indaiatuba?
A Toyota garantiu que não haverá demissões durante esse processo de transição. Os cerca de 1.500 funcionários da fábrica de Indaiatuba terão a oportunidade de transferir-se para a unidade de Sorocaba, onde mais 500 vagas serão abertas devido à expansão da planta.
Quais são os novos modelos da Toyota no Brasil?
A Toyota não está apenas encerrando a produção de modelos tradicionais. A montadora também está focando em sua expansão no mercado brasileiro com a chegada de novos produtos.
Entre as novidades estão:
-
Yaris Cross: um SUV compacto e híbrido
-
Hiace: uma van importada da Argentina
-
Corolla GLI Hybrid: uma versão de entrada do famoso sedã, com motorização híbrida flex
O futuro da Toyota no Brasil: investimentos e inovação
O fechamento da fábrica de Indaiatuba faz parte de um plano de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030, focado em modernização e adaptação às novas exigências do mercado global e brasileiro.
A expansão da fábrica de Sorocaba e a introdução de novos modelos híbridos são passos importantes nesse processo.
Aproveite para conferir: Renasceu das cinzas: Chevrolet Cruze volta ao mercado com base do Monza chinês; confira
Deixe seu comentário abaixo e nos diga o que você pensa sobre o fechamento da fábrica de Indaiatuba e os novos rumos da Toyota no Brasil!