BYD promete 8 carros montados no Brasil para 2026; operações na BA foram retomadas
BYD terá 8 carros montados no Brasil até 2026. Fábrica na Bahia será retomada com foco em modelos elétricos e híbridos. Confira tudo
Os carros da BYD estão prestes a ganhar um novo capítulo no Brasil com a retomada da fábrica de Camaçari (BA). A marca chinesa confirmou que, até o fim de 2026, oito modelos serão montados no país, começando pelo elétrico Dolphin Mini. Além disso, a BYD promete investir em nacionalização e trazer fornecedores locais, como a Continental, que já fará os pneus. Acompanhe o Garagem360 e veja outros detalhes.
Quais carros da BYD serão montados no Brasil?
A fabricante chinesa confirmou quatro modelos: Dolphin Mini, Dolphin, Song Pro e King. Contudo, outros quatro devem ser anunciados em breve, incluindo o SUV Song Plus, os elétricos Yuan Plus e Yuan Pro, e uma picape intermediária derivada do Song.
Operação da fábrica da BYD
A previsão é que a fábrica de Camaçari inicie a montagem entre agosto e setembro de 2025. Inicialmente, a produção será no sistema SKD (semi knocked-down), em que os carros chegam parcialmente desmontados e são apenas montados no Brasil.
No entanto, esse modelo é temporário, com promessa de ampliação para etapas completas de produção nos próximos anos.
O que aconteceu com as obras da BYD na Bahia?
A construção do complexo passou por uma grande polêmica após denúncias de condições análogas à escravidão envolvendo trabalhadores chineses. O Ministério Público do Trabalho (MPT) interveio, e a BYD rescindiu contrato com a empreiteira responsável.
Agora, uma empresa brasileira assumiu as obras, e os embargos foram suspensos. O Ministério do Trabalho confirmou que as atividades foram retomadas no dia 8 de julho de 2025.
Carros da BYD no Brasil vão ficar mais baratos?
A princípio, a tributação para kits SKD ainda é a mesma dos veículos importados (28% para híbridos plug-in e 25% para elétricos).
A BYD negocia com o governo uma redução de impostos. Se houver acordo, a marca pretende parar de importar os modelos montados no país, o que pode baratear os preços.
Comente abaixo: o que você acha dessa expansão da BYD no Brasil?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.