Mais barato onde? Carros esportivos e SUVs a diesel vão ficar mais caros com ‘IPI verde’; confira a tabela

Entenda como o ‘IPI verde’ vai afetar os preços de carros esportivos e SUVs a diesel mais caros. Confira a tabela e mais detalhes

Muita gente pensou que com o IPI Verde, o preço dos carros iria despencar. E realmente, isso aconteceu com alguns modelos. No entanto, os carros esportivos e SUVs a diesel vão ficar mais caros, e será um aumento bem significativo. O objetivo dessa mudança é incentivar a eficiência energética, mas isso também significa mais imposto para alguns modelos. Acompanhe o Garagem360 e confira a tabela e outros detalhes!

Por que os carros esportivos e SUVs a diesel vão ficar mais caros?

A princípio, a medida faz parte do programa Carro Sustentável, que visa incentivar a produção de veículos mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental.

Carros esportivos e SUVs a diesel mais caros

Foto: Divulgação / Chevrolet

Porém, para os carros esportivos e SUVs a diesel, as consequências são bem diferentes das de veículos de entrada: enquanto carros populares com alto desempenho energético terão o IPI reduzido, os modelos movidos a diesel enfrentarão um aumento substancial.

Especificamente, a alíquota para veículos a diesel saltará de 6,3% para 18,3%, o que representa uma grande alta nos preços de modelos como a Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4. Além disso, se esses SUVs tiverem motores com mais de 200 cv, o aumento pode ser ainda maior, com acréscimos de 1,5 pontos percentuais.

O que muda com a tabela do IPI verde?

O IPI verde introduz uma tabela de alíquotas mais complexa, que varia conforme o tipo de motorização e a eficiência energética do veículo.

Modelos elétricos e híbridos, por exemplo, terão benefícios, enquanto os carros a combustão, como os movidos a diesel, pagarão mais. A seguir, confira alguns dos ajustes de alíquota definidos pela tabela:

  • Elétricos: -2 p.p.
  • Híbridos PHEV (flex ou etanol): -2 p.p.
  • Híbridos a diesel (PHEV): +3 p.p.
  • Gasolina: +6,5 p.p.
  • Diesel: +12 p.p.

Essas alterações significam que os carros esportivos e SUVs a diesel vão ficar mais caros terão um aumento considerável, enquanto os modelos híbridos e elétricos saem ganhando.

A flexibilidade para os consumidores entre modelos de maior eficiência energética e os tradicionais movidos a diesel tende a ser a maior mudança que o mercado irá enfrentar.

Como fica o mercado de carros a diesel?

Com a alta de impostos para esportivos e SUVs a diesel, é esperado que os preços desses modelos subam, especialmente para aqueles com maior potência. O aumento da alíquota será de até 19,8% para modelos de alta performance com motores de mais de 200 cv.

Carros esportivos e SUVs a diesel mais caros

Foto: Divulgação / Mitsubishi

No entanto, o IPI verde pode ser mais flexível para alguns modelos, oferecendo descontos com base em critérios como a reciclabilidade das peças e a eficiência energética. Esses fatores, embora não suficientes para evitar um aumento, podem amenizar um pouco os impactos nos preços.

O que você acha dessa nova tabela do IPI verde? Comente abaixo sua opinião sobre o impacto dessa medida no mercado automotivo brasileiro!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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