Novo motor 1.0 do Renault Kardian: furada na certa? Descubra a verdade, segundo os mecânicos
Descubra se o novo motor 1.0 turbo do Renault Kardian é uma boa escolha ou uma furada. Mecânicos detalham os prós e contras do modelo!
O novo motor 1.0 do Renault Kardian tem chamado atenção no mercado automobilístico, principalmente pela eficiência e desempenho propostos.
Contudo, os mecânicos levantam questões sobre a durabilidade deste conjunto mecânico, especialmente por conta de um fator crítico: a transmissão.
Acompanhe o Garagem360 e descubra todos os detalhes!
Conheça o novo motor 1.0 do Renault Kardian
A Renault tem investido pesadamente no novo Renault Kardian, que chegou ao Brasil com um motor 1.0 turbo. Este motor, muito elogiado por especialistas, é o 1.0 turbo TCe, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz.
Ele entrega 125 cv a etanol e 220 Nm de torque, sendo o mais potente entre os SUVs compactos com motor 1.0 turbo no Brasil. Essa potência é uma grande vantagem quando comparado aos concorrentes, especialmente em termos de performance e economia de combustível.
Além disso, o motor 1.0 turbo HR10 possui uma engenharia de ponta, com tecnologias como revestimento especial nos cilindros (Bore Spray Coating) e bronzinas com polímero, que ajudam a reduzir o atrito e aumentar a durabilidade.
Mas e a transmissão EDC? Será que vale a pena?
Embora o motor 1.0 turbo tenha recebido muitos elogios, o câmbio EDC (dupla embreagem) tem sido a principal preocupação de mecânicos e donos de Kardian. O câmbio, que inicialmente parecia promissor, apresenta problemas graves de desempenho.
Isto é, em várias análises, especialistas apontaram falhas como “estalos” e trancos metálicos durante manobras de baixa velocidade.
Os problemas não param por aí: falhas eletrônicas e até mesmo falhas completas da transmissão têm gerado transtornos para os proprietários, com custos de reparo que podem chegar a R$ 48.000.
Para quem pensa em adquirir o modelo, o risco de ter uma dor de cabeça no futuro é real, principalmente quando a garantia de fábrica expira.
O motor 1.0 turbo do Renault Kardian é confiável?
Ainda que a transmissão EDC seja a grande vilã, o motor 1.0 turbo tem se mostrado confiável. As falhas detectadas são pontuais e tratadas pela Renault de maneira eficaz.
De acordo com mecânicos, o motor HR10 tem um bom espaço para manutenção e é muito bem construído, com boas perspectivas de durabilidade. Se você procura um bom motor para um SUV compacto, ele realmente se destaca.
Aproveite para conferir: Jeep Compass 4xe aparece em novas fotos e mostra interior “fácil de limpar”
Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Estamos curiosos para saber o que você pensa sobre o novo motor 1.0 turbo e as polêmicas em torno da transmissão.