Novo Chevrolet Onix Turbo perde potência com nova correia (banhada a óleo ainda)
O novo Chevrolet Onix Turbo perde potência, agora com 115 cv, mas a correia banhada a óleo permanece como seu calcanhar de Aquiles.
A Chevrolet lançou sua linha 2026 para o Onix e Onix Plus com novidades que prometem gerar discussão entre os entusiastas e futuros compradores. Além da tão comentada correia de comando que, para a surpresa de muitos, continua sendo banhada a óleo, o motor 1.0 turbo dos modelos sofreu uma redução na potência, um ajuste que a montadora ainda não detalhou.
Novo Chevrolet Onix Turbo perde potência com nova correia
No início deste ano, o conjunto mecânico do Onix e Onix Plus havia recebido uma atualização de software para aprimorar a mistura de ar e combustível, resultando em 116 cv com gasolina e 121 cv com etanol. O torque permaneceu inalterado, em 16,3 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente. No entanto, uma verificação no site da Chevrolet, que já exibe a linha 2026, revela uma mudança significativa.
Segundo apuração da Autoesporte, o motor dianteiro, turbo flex, de três cilindros, agora entrega 115 cv de potência tanto com gasolina quanto com etanol. Isso significa uma perda de 1 cv com gasolina e 6 cv com etanol em comparação com os dados pós-atualização de software. Curiosamente, os números de torque permanecem os mesmos.
Quando questionada sobre essa alteração, a Chevrolet optou por não fornecer detalhes adicionais, indicando que as informações oficiais sobre o Onix e Onix Plus 2026 serão divulgadas em breve. No entanto, essa recalibração de potência tem um motivo estratégico: ela beneficia os modelos no que diz respeito ao IPI Verde, uma iniciativa governamental que visa incentivar veículos mais eficientes.
Consumo permanece o mesmo
Apesar da mudança na potência, as verificações iniciais de consumo não indicam grandes alterações. O Chevrolet Onix hatch 1.0 turbo com câmbio manual ainda promete 9,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 13,5 km/l no ciclo urbano e 16,7 km/l no rodoviário.
Para as versões com câmbio automático de 6 marchas, o consumo registrado é de 8,2 km/l na cidade com etanol e 10,5 km/l na estrada. Com gasolina, as médias ficam em 12 km/l e 14,8 km/l.
O que você acha dessa redução de potência no Onix Turbo em troca de benefícios fiscais? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia também: Novo Onix mais caro e com correia dentada banhada a óleo vai continuar perdendo para o VW Polo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.