Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump

A Nissan paralisa produção de Frontier, Pathfinder e Murano nos EUA devido a tarifas de Trump. Entenda o que levou a decisão.

A Nissan anunciou, no início desta semana, a paralisação da produção de alguns de seus veículos fabricados nos Estados Unidos, destinados ao mercado canadense. A decisão afeta a picape Frontier e os SUVs Pathfinder e Murano, e está diretamente ligada às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.

Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump 

Em comunicado oficial, a montadora afirmou que a retomada da produção desses veículos só ocorrerá caso haja um acordo entre os governos dos EUA e do Canadá para suspender as taxas. “Isso não significa que paramos para sempre. É mais uma suspensão”, esclareceu Christian Meunier, presidente da Nissan Américas, ao site “Automotive News”.

Os veículos com especificações canadenses foram retirados da programação de produção em maio, embora a Nissan Canadá já possua estoques em suas concessionárias. O Pathfinder e o Murano são fabricados no Tennessee, enquanto a picape Frontier é produzida no Mississippi.

Nissan paralisa produção por causa das tarifas de Trump - Foto: Divulgação
Nissan paralisa produção por causa das tarifas de Trump – Foto: Divulgação

 

A Nissan não possui unidades de produção no Canadá, e aproximadamente 80% dos veículos vendidos no país vêm de fábricas fora dos EUA. Meunier ressaltou que, por essa razão, o mercado canadense não deve ser fortemente impactado pela medida.

A paralisação também ocorre em um momento delicado para a Nissan, que busca se recuperar da maior crise de sua história, enfrentando atrasos em salários de funcionários e possíveis cortes de milhares de cargos nos próximos meses.


Kicks Brasileiro: Um Raio de Sol na Estratégia da Nissan

Em contraste com as dificuldades enfrentadas na América do Norte, a operação da Nissan no Brasil apresenta um cenário de crescimento e otimismo. Lançado no início de julho no mercado brasileiro, o novo Nissan Kicks, produzido na fábrica de Resende (RJ), já começou a ser exportado para o Paraguai, sendo este o primeiro destino internacional do modelo fabricado no Brasil. O SUV também será vendido em outros países da América do Sul.

O novo Kicks é um dos principais frutos do vultoso investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está injetando em sua fábrica de Resende, incluindo o desenvolvimento de seu motor turbo. A modernização da planta envolveu a instalação de 1.200 novos equipamentos, 98 novos robôs e um aumento significativo no número de AGVs (veículos guiados automaticamente), que saltou para 202 unidades.

Fábrica da Nissan em Resende - RJ - Foto: Divulgação
Fábrica da Nissan em Resende – RJ – Foto: Divulgação

Além disso, a Nissan contratou 400 novos funcionários nos últimos meses para garantir o aumento da cadência de produção do Complexo Industrial, que agora opera em dois turnos e produz tanto o novo Nissan Kicks quanto o Kicks Play (o modelo anterior).

O novo Nissan Kicks chegou às concessionárias brasileiras em 3 de julho, disponível em quatro versões (Sense, Advance, Exclusive e Platinum), com um preço especial de lançamento a partir de R$ 159.990. Totalmente renovada, a segunda geração do Kicks ficou maior e mais refinada, prometendo conquistar ainda mais o público brasileiro e sul-americano.

Leia também: Carro mais vendido da Nissan na Europa, o SUV Qashqai, ganha novo motor

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA