Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump
A Nissan paralisa produção de Frontier, Pathfinder e Murano nos EUA devido a tarifas de Trump. Entenda o que levou a decisão.
A Nissan anunciou, no início desta semana, a paralisação da produção de alguns de seus veículos fabricados nos Estados Unidos, destinados ao mercado canadense. A decisão afeta a picape Frontier e os SUVs Pathfinder e Murano, e está diretamente ligada às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.
Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump
Em comunicado oficial, a montadora afirmou que a retomada da produção desses veículos só ocorrerá caso haja um acordo entre os governos dos EUA e do Canadá para suspender as taxas. “Isso não significa que paramos para sempre. É mais uma suspensão”, esclareceu Christian Meunier, presidente da Nissan Américas, ao site “Automotive News”.
Os veículos com especificações canadenses foram retirados da programação de produção em maio, embora a Nissan Canadá já possua estoques em suas concessionárias. O Pathfinder e o Murano são fabricados no Tennessee, enquanto a picape Frontier é produzida no Mississippi.
A Nissan não possui unidades de produção no Canadá, e aproximadamente 80% dos veículos vendidos no país vêm de fábricas fora dos EUA. Meunier ressaltou que, por essa razão, o mercado canadense não deve ser fortemente impactado pela medida.
A paralisação também ocorre em um momento delicado para a Nissan, que busca se recuperar da maior crise de sua história, enfrentando atrasos em salários de funcionários e possíveis cortes de milhares de cargos nos próximos meses.
Kicks Brasileiro: Um Raio de Sol na Estratégia da Nissan
Em contraste com as dificuldades enfrentadas na América do Norte, a operação da Nissan no Brasil apresenta um cenário de crescimento e otimismo. Lançado no início de julho no mercado brasileiro, o novo Nissan Kicks, produzido na fábrica de Resende (RJ), já começou a ser exportado para o Paraguai, sendo este o primeiro destino internacional do modelo fabricado no Brasil. O SUV também será vendido em outros países da América do Sul.
O novo Kicks é um dos principais frutos do vultoso investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está injetando em sua fábrica de Resende, incluindo o desenvolvimento de seu motor turbo. A modernização da planta envolveu a instalação de 1.200 novos equipamentos, 98 novos robôs e um aumento significativo no número de AGVs (veículos guiados automaticamente), que saltou para 202 unidades.
Além disso, a Nissan contratou 400 novos funcionários nos últimos meses para garantir o aumento da cadência de produção do Complexo Industrial, que agora opera em dois turnos e produz tanto o novo Nissan Kicks quanto o Kicks Play (o modelo anterior).
O novo Nissan Kicks chegou às concessionárias brasileiras em 3 de julho, disponível em quatro versões (Sense, Advance, Exclusive e Platinum), com um preço especial de lançamento a partir de R$ 159.990. Totalmente renovada, a segunda geração do Kicks ficou maior e mais refinada, prometendo conquistar ainda mais o público brasileiro e sul-americano.
Leia também: Carro mais vendido da Nissan na Europa, o SUV Qashqai, ganha novo motor
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.