“Fiat chinesa” declara falência

A GAC-FCA, joint venture da Stellantis (Fiat e Jeep) na China, é declarada falida. Saiba como a parceria fracassou após um crescimento inicial, culminando no fim da produção local da Jeep no gigante asiático.

A GAC Fiat Chrysler Automobiles (GAC-FCA), joint venture chinesa do Grupo Stellantis (controlador de marcas como Fiat e Jeep), foi oficialmente declarada falida. 

Apesar de um crescimento meteórico em seus primeiros anos, não conseguiu superar anos de declínio nas vendas e desentendimentos estratégicos entre seus acionistas.

GAC Fiat Chrysler Automobiles – marca do Grupo Stellants (dono da Fiat e Jeep) é declarada falida

A falência da GAC-FCA foi confirmada após a joint venture declarar sua incapacidade de se reestruturar. O administrador responsável entrou com o pedido de falência no Tribunal Popular Intermediário de Changsha, na província de Hunan, com o apoio dos credores.

A jornada da GAC-FCA começou em 9 de março de 2010, inicialmente como GAC Fiat. Era um investimento conjunto 50:50 entre o GAC Group e o Stellantis Group (então Fiat Chrysler Automobiles), com um investimento total de cerca de 17 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 12,5 bilhões na cotação atual).

A fábrica de Changsha, concluída em junho de 2012, iniciou a produção de modelos Fiat localizados, como o Viaggio, Freemont e Bravo.

GAC Fiat Chrysler - Foto: Reprodução
GAC Fiat Chrysler – Foto: Reprodução

O ano de 2015 foi um divisor de águas. A empresa foi oficialmente renomeada para GAC Fiat Chrysler Automobiles (GAC-FCA) e o foco mudou drasticamente para a marca Jeep. A estratégia se mostrou um sucesso inicial: em outubro de 2015, o lançamento do Jeep Cherokee, o primeiro SUV local da joint venture, impulsionou as vendas. 

Em 2016, a GAC-FCA registrou um impressionante aumento de 270,84% nas vendas, atingindo 146.400 unidades. O pico foi em 2017, com 205.200 unidades vendidas, consolidando-a como a montadora de joint venture de crescimento mais rápido na China naquela época.

 


O Declínio Inevitável e o fim da parceria

No entanto, a partir de 2018, a sorte da GAC-FCA começou a mudar drasticamente. As vendas despencaram para 125.100 unidades naquele ano, uma queda de quase 39%. A tendência de queda continuou nos anos seguintes, com as vendas caindo para 73.900 unidades em 2020 e um abissal 20.100 unidades em 2021.

Diante da crise financeira, ambos os acionistas tentaram injetar capital: o Stellantis Group contribuiu com 1 bilhão de yuans e o GAC Group com 3 bilhões de yuans entre agosto de 2020 e julho de 2021, totalizando 4 bilhões de yuans em um plano de revitalização. Infelizmente, esses esforços foram insuficientes para reverter a maré.

A dissolução da parceria foi acelerada por divergências fundamentais. Em janeiro de 2022, o Grupo Stellantis anunciou unilateralmente planos para aumentar sua participação na joint venture de 50% para 75%. Essa proposta foi imediatamente e publicamente negada pelo GAC Group, que alegou falta de autorização. Essa disputa acionária culminou no término negociado da joint venture em julho de 2022.

Desde então, a marca Jeep na China passou a operar apenas com veículos importados, encerrando a produção de todos os modelos locais. 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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