Novo Onix mais caro e com correia dentada banhada a óleo vai continuar perdendo para o VW Polo
O novo Onix 2026 chega mais caro e mantém a polêmica correia banhada a óleo. Saiba como essas mudanças afetam a competitividade do compacto da Chevrolet contra o VW Polo!
A Chevrolet revelou na terça-feira, 8 de julho de 2025, os novos Onix e Onix Plus 2026, a dupla de compactos que recebe sua maior atualização desde o lançamento da geração atual em 2019.
Novo Onix mais caro e com correia dentada banhada a óleo vai continuar perdendo para o VW Polo
Com visual renovado, interior mais tecnológico e ajustes para atender às novas normas de emissões, os modelos chegam ao mercado com preços a partir de R$ 102.990 para o Onix 1.0 MT e R$ 106.990 para o sedã.
Contudo, a manutenção da polêmica correia dentada banhada a óleo e o aumento de preço podem ser fatores decisivos em sua batalha contra o Volkswagen Polo, líder de vendas em 2024.
Visualmente, o Onix 2026 e o Onix Plus 2026 exibem uma dianteira alinhada ao design global da Chevrolet, com faróis de LED redesenhados, uma nova grade frontal e para-choque com linhas mais angulosas. Na traseira, as lanternas mantêm o formato, mas ganham novo arranjo interno de iluminação.
Novas rodas de 16 polegadas completam o facelift nas versões mais equipadas.
No interior, a Chevrolet não divulgou imagens, mas os modelos deverão adotar um cluster digital de 8 polegadas nas versões superiores, substituindo os antigos mostradores analógicos. A nova central multimídia com tela de 11 polegadas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay também é uma novidade bem-vinda, assim como a alavanca de câmbio redesenhada.
A Polêmica da Correia Banhada a Óleo Persiste
Apesar das significativas mudanças visuais e de equipamentos, a Chevrolet optou por não alterar a parte mecânica, mantendo os motores e a controversa correia dentada banhada a óleo. Este componente tem sido alvo de críticas por parte de consumidores devido a episódios de falha que resultaram em danos severos ao motor.
A marca atribui esses problemas ao “uso de óleo inadequado”, e não a uma falha da peça em si.
Para tentar mitigar as preocupações, a GM ampliou a garantia do motor, condicionada à realização das revisões na concessionária, e também trocou o fornecedor da correia na linha 2026. No entanto, muitos clientes continuam a cobrar uma mudança tecnológica, sugerindo a substituição da correia por uma corrente, considerada mais robusta e durável.
Os motores permanecem os mesmos: o 1.0 flex de três cilindros aspirado, com até 82 cv, e o 1.0 turbo flex, que pode ser combinado a câmbio manual ou automático de seis marchas, entregando até 121 cv.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.