Chevrolet já planejava trazer carros elétricos chineses antes da BYD chegar ao Brasil
A Chevrolet revela que sua estratégia de trazer elétricos da China, como Spark EUV e Captiva EV, foi definida antes mesmo da chegada da BYD ao Brasil. Entenda o plano da GM!
Se você pensava que o lançamento iminente dos novos elétricos Chevrolet Spark EUV e Captiva EV no Brasil era uma resposta à forte concorrência chinesa, como a BYD, se enganou. Executivos da General Motors (GM) revelaram aos nossos amigos do Motor1.Brasil em um evento em Detroit que a estratégia de trazer modelos elétricos da China já estava definida antes de 2022.
Chevrolet já planejava trazer carros elétricos chineses antes da BYD chegar ao Brasil
A decisão de oferecer o Spark EUV e o Captiva EV ao mercado brasileiro foi tomada antes mesmo de 2022, conforme afirmou Rafael Santos, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da General Motors América do Sul. A GM já possuía uma presença consolidada na China através da SGMW (SAIC-GM-Wuling), uma joint-venture fundada em 2002.
Essa parceria de longa data, onde a SAIC detém a maior parte das ações e a GM possui 44%, permitiu um intercâmbio de know-how e a capacidade de adaptar produtos para outros mercados, incluindo o Brasil.
Os dois próximos lançamentos da Chevrolet são fruto direto dessa colaboração, sendo produzidos na China por essa joint-venture.
Validação de Qualidade: um processo de anos
Para uma montadora tradicional como a GM, a simples produção na China não significa um lançamento imediato. Rafael Santos explicou que, como em todos os seus projetos, os veículos elétricos desenvolvidos na China passam por um rigoroso processo de adequação e validação de qualidade para o mercado brasileiro. Isso inclui ajustes em acabamento, equipamentos, tropicalização de software, powertrain e suspensão.
Esse processo, que garante que os veículos atendam aos padrões globais da GM e às especificidades do mercado local, leva pelo menos dois anos e pode ser estendido se novas modificações forem necessárias.
A complexidade dos testes é vasta, como pôde ser observado no Centro de Tecnologia da GM em Warren, Michigan, onde um laboratório gigante valida 24 horas por dia sistemas de central multimídia, painéis de instrumentos e demais comandos internos dos veículos para todas as marcas da GM.
Você sabia que a Chevrolet já tinha essa estratégia para elétricos? O que você espera dos próximos lançamentos da GM no Brasil?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.