Motor e preço pesaram na decisão? VW T-Cross vende muito mais que VW Tera
Motor e preço pesaram na decisão? VW T-Cross vende muito mais que VW Tera
O mercado de SUVs no Brasil é um dos mais aquecidos, e a Volkswagen, com uma forte presença no segmento, mostra um claro contraste entre o sucesso consolidado do T-Cross e o desempenho mais discreto do recém-lançado Tera. Em junho de 2025, os números da FENABRAVE revelam que, apesar de apostar em um preço mais acessível e alguns diferenciais de segurança, o VW Tera ainda está longe de ameaçar a hegemonia do VW T-Cross.
VW T-Cross vende mais que VW Tera e lidera categoria
Em junho, o VW T-Cross consolidou sua posição como o SUV mais vendido do Brasil, emplacando notáveis 8.629 unidades. Além disso, foi o segundo carro de passeio mais comercializado no mês, um feito que sublinha sua forte aceitação no mercado.
O T-Cross oferece um pacote robusto com duas opções de motorização turbo flex: o 200 TSI (1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm) e o 250 TSI (1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm). Essa gama de motores mais potentes e o espaço interno generoso são pontos cruciais que o diferenciam.
Em contrapartida, o VW Tera, lançado com a proposta de ser uma opção mais acessível na linha de SUVs da Volkswagen, registrou 2.555 unidades vendidas em junho, posicionando-se como o 23º carro de passeio mais vendido e o 13º SUV no ranking geral.
Sua estratégia de preço agressivo, com a versão de entrada 1.0 MPI a R$ 103.990 e a versão 1.0 TSI a R$ 116.900, o coloca em um patamar de custo pouco abaixo do T-Cross Sense, que parte de R$ 119.990.
No entanto, as opções de motorização do Tera são mais modestas: um 1.0 MPI aspirado de 84 cv e um 1.0 TSI turbo de 116 cv. Embora o Tera traga importantes diferenciais de segurança de série em algumas versões, como seis airbags (contra quatro do T-Cross Sense) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), a percepção de desempenho e o posicionamento de mercado parecem ter sido decisivos na escolha dos consumidores.
A Balança entre Preço, Motor e Percepção
A diferença expressiva nas vendas sugere que, para o consumidor brasileiro de SUVs, o preço, embora importante, não é o único fator de decisão. A potência dos motores turbo do T-Cross, aliada à sua imagem de SUV mais espaçoso e com melhor desempenho, parece ter mais peso na decisão de compra, mesmo com um preço de entrada consideravelmente mais alto.
O Tera, apesar de ser uma aposta da Volkswagen para competir em um segmento de SUVs de entrada e oferecer recursos de segurança avançados por um custo-benefício interessante, ainda enfrenta o desafio de se posicionar e conquistar a confiança do público que busca mais performance e status, atributos que o T-Cross já consolidou.
Será que o Tera, com o tempo e talvez novas configurações, conseguirá escalar o ranking de vendas? Ou a Volks precisará rever sua estratégia de motores e posicionamento para que o modelo consiga alcançar o sucesso de seu irmão mais velho?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.