Motor e preço pesaram na decisão? VW T-Cross vende muito mais que VW Tera

Motor e preço pesaram na decisão? VW T-Cross vende muito mais que VW Tera

O mercado de SUVs no Brasil é um dos mais aquecidos, e a Volkswagen, com uma forte presença no segmento, mostra um claro contraste entre o sucesso consolidado do T-Cross e o desempenho mais discreto do recém-lançado Tera. Em junho de 2025, os números da FENABRAVE revelam que, apesar de apostar em um preço mais acessível e alguns diferenciais de segurança, o VW Tera ainda está longe de ameaçar a hegemonia do VW T-Cross.


VW T-Cross vende mais que VW Tera e lidera categoria

Em junho, o VW T-Cross consolidou sua posição como o SUV mais vendido do Brasil, emplacando notáveis 8.629 unidades. Além disso, foi o segundo carro de passeio mais comercializado no mês, um feito que sublinha sua forte aceitação no mercado.

O T-Cross oferece um pacote robusto com duas opções de motorização turbo flex: o 200 TSI (1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm) e o 250 TSI (1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm). Essa gama de motores mais potentes e o espaço interno generoso são pontos cruciais que o diferenciam.

VW T-Cross vende mais que VW Tera e lidera categoria – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 


Em contrapartida, o VW Tera, lançado com a proposta de ser uma opção mais acessível na linha de SUVs da Volkswagen, registrou 2.555 unidades vendidas em junho, posicionando-se como o 23º carro de passeio mais vendido e o 13º SUV no ranking geral.

Sua estratégia de preço agressivo, com a versão de entrada 1.0 MPI a R$ 103.990 e a versão 1.0 TSI a R$ 116.900, o coloca em um patamar de custo pouco abaixo do T-Cross Sense, que parte de R$ 119.990.

No entanto, as opções de motorização do Tera são mais modestas: um 1.0 MPI aspirado de 84 cv e um 1.0 TSI turbo de 116 cv. Embora o Tera traga importantes diferenciais de segurança de série em algumas versões, como seis airbags (contra quatro do T-Cross Sense) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), a percepção de desempenho e o posicionamento de mercado parecem ter sido decisivos na escolha dos consumidores.

VW Tera - Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

 


A Balança entre Preço, Motor e Percepção

A diferença expressiva nas vendas sugere que, para o consumidor brasileiro de SUVs, o preço, embora importante, não é o único fator de decisão. A potência dos motores turbo do T-Cross, aliada à sua imagem de SUV mais espaçoso e com melhor desempenho, parece ter mais peso na decisão de compra, mesmo com um preço de entrada consideravelmente mais alto.

O Tera, apesar de ser uma aposta da Volkswagen para competir em um segmento de SUVs de entrada e oferecer recursos de segurança avançados por um custo-benefício interessante, ainda enfrenta o desafio de se posicionar e conquistar a confiança do público que busca mais performance e status, atributos que o T-Cross já consolidou.

Será que o Tera, com o tempo e talvez novas configurações, conseguirá escalar o ranking de vendas? Ou a Volks precisará rever sua estratégia de motores e posicionamento para que o modelo consiga alcançar o sucesso de seu irmão mais velho?

Leia também: VW vende mais de R$ 1 bilhão em menos de 1 hora com novo Tera

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA