Nova Amarok surge em testes no Brasil pela primeira vez
Nova Amarok flagrada no Brasil! Veja as primeiras imagens da picape que nasce de parceria VW-SAIC, com design exclusivo e engenharia brasileira. Saiba tudo sobre a futura rival.
A aguardada nova geração da Volkswagen Amarok para o mercado latino-americano foi flagrada em testes no Brasil pela primeira vez! As imagens, divulgadas pelo perfil @placaverde no Instagram, confirmam que a picape, que nasce de uma parceria com a chinesa SAIC, já está rodando em solo nacional, dando início à sua fase de desenvolvimento antes do lançamento previsto para 2026.
Nova Amarok surge em testes no Brasil pela primeira vez
O protótipo foi visto rodando ao lado de uma Amarok da geração atual, reforçando que se trata de um veículo completamente novo. Mesmo com a forte camuflagem, as fotos da traseira e lateral revelam que o modelo em testes é, de fato, a Maxus StarCraft X, picape chinesa que servirá de base para a nova Amarok.
É possível notar o formato das lanternas verticais em LED, a posição dos refletores no para-choque e até os vincos da caçamba, idênticos aos da Maxus.
Ao observar a lateral, mais detalhes são revelados, como o santantônio integrado e os cortes angulares das portas, elementos já presentes na Maxus e que apareceram no esboço oficial divulgado pela Volkswagen.
Design único e engenharia brasileira
Apesar de compartilhar plataforma e parte da carroceria, a Volkswagen promete que a nova Amarok terá um design frontal exclusivo, desenvolvido pela equipe liderada por José Carlos Pavone, responsável pelo Nivus e T-Cross. Os esboços já mostram faróis duplos e uma barra iluminada no estilo do Taos, com a marca garantindo que o design final será muito próximo ao revelado.
Além disso, a montadora enfatiza que a nova Amarok será um produto desenvolvido no Brasil, com toda a engenharia realizada pela equipe local. Alexander Seitz, presidente executivo da VW para a América do Sul, afirmou que a picape terá 50% das peças produzidas no país, garantindo que “nada mais veio da China, nem mesmo os motores”.
Maior e com opções de motorização versáteis
O protótipo também indica que a nova Amarok voltará a ser uma das maiores picapes do segmento. Se seguir o exemplo da Maxus, ela terá cerca de 5,55 metros de comprimento, o que representa 30 cm a mais que a Amarok atual.
Em relação à motorização, a Volkswagen pode manter o V6 3.0 turbodiesel, mas com adaptações para atender às futuras normas de emissões de 2027. Seitz também revelou a possibilidade de versões híbridas, inclusive com tecnologia flex, e não descartou uma futura Amarok elétrica, ressaltando que a plataforma permite todos os tipos de motorização.
A produção da nova Volkswagen Amarok está programada para iniciar em 2026 na fábrica de General Pacheco, na Argentina, resultado de um investimento de US$ 580 milhões. Rumores sugerem que a Amarok atual pode continuar em linha por um tempo, como uma opção de entrada.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.