Renault vai indenizar cliente por defeitos em Kwid Zero Km

Justiça condena Renault e concessionária a indenizar cliente por Kwid zero km com defeitos. Descubra os problemas, o valor da indenização e a decisão do TJMG sobre a qualidade de carros novos.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou a condenação da Renault Brasil S.A. e de uma concessionária a indenizarem um consumidor por uma série de problemas em um veículo Renault Kwid zero quilômetro.

Renault vai indenizar cliente por defeitos em Kwid Zero Km

A decisão, que manteve a sentença da Comarca de Uberlândia, determina o pagamento de R$ 2.228,01 por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais ao cliente.

O caso envolve um consultor financeiro que adquiriu o Kwid em agosto de 2019 para uso profissional, exigindo deslocamentos constantes. No entanto, o carro apresentou falhas como folga no volante e ruídos na caixa de marcha, obrigando-o a levar o veículo à concessionária por cinco vezes para reparos. Em duas ocasiões, o proprietário teve que alugar outro carro para não interromper seu trabalho.

Renault Kwid apresentou vários problemas - Foto: Divulgação
Renault Kwid apresentou vários problemas – Foto: Divulgação

 

A fabricante contestou a decisão inicial, argumentando que todos os problemas foram solucionados e que não haveria motivo para indenização. Contudo, o Tribunal rejeitou os argumentos. O juiz de primeira instância negou o pedido de rescisão contratual, mas reconheceu o direito do consumidor às indenizações.

Perícia não foi levada em consideração

Em segunda instância, o relator do caso, juiz convocado Clayton Rosa de Resende, ressaltou que, mesmo com o laudo pericial indicando que o veículo estava em condições de uso no momento da perícia, a sequência de defeitos em um carro novo frustra a expectativa do consumidor sobre a qualidade do produto.

 “A necessidade de consertos no carro novo, após poucos quilômetros rodados, não é o que se espera da qualidade do produto saído da fábrica”, afirmou o magistrado. Os desembargadores Marco Aurélio Ferenzini e Nicolau Lupianhes Neto acompanharam o voto. A decisão ainda cabe recurso.

Até o momento, a Renault não se manifestou sobre o assunto.

Você já teve problemas com um carro zero quilômetro? Acha justa a decisão do TJMG? Compartilhe sua experiência e opinião nos comentários!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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