Imposto para carros elétricos e híbridos deixa veículos mais caros no Brasil

Aumento de impostos para carros elétricos e híbridos no Brasil pode tornar veículos mais caros a partir de julho. Descubra como essa mudança impacta consumidores e o mercado automotivo

A partir de 1º de julho, o Brasil verá um aumento significativo nos impostos para carros elétricos e híbridos. Essa mudança promete afetar diretamente os preços desses veículos, tornando-os mais caros para os consumidores.

O ajuste nas alíquotas de impostos pode mudar a dinâmica do mercado automotivo, especialmente no que diz respeito à eletrificação dos carros no país. Você sabia que os impostos para carros elétricos e híbridos variam entre 25% e 35%, dependendo do tipo de veículo?

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O que muda com o aumento do imposto para carros elétricos e híbridos?

O imposto para carros elétricos e híbridos está subindo em um momento crucial para a mobilidade elétrica no Brasil.

De acordo com a nova tabela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as alíquotas foram reajustadas para os diferentes tipos de veículos:

  • Híbridos convencionais (HEV): aumento de 25% para 30%.

  • Híbridos plug-in (PHEV): aumento de 20% para 28%.

  • Veículos 100% elétricos (BEV): aumento de 18% para 25%.

Esses ajustes são apenas parte de um plano mais amplo de aumentos que ocorrerão até 2026, quando a tarifa final de imposto atingirá até 35% para todos os tipos de veículos eletrificados.

Como as montadoras estão se adaptando ao novo imposto?

As montadoras de veículos elétricos e híbridos estão tomando medidas estratégicas para enfrentar esse aumento no imposto. Marcas como BYD e GWM estão se preparando para minimizar os impactos dessa mudança.

Para garantir que os preços permaneçam estáveis para os consumidores, essas empresas estão antecipando a chegada de unidades no Brasil e inaugurando fábricas locais.

  • BYD: a montadora chinesa está antecipando a chegada de 7 mil unidades de seus modelos ao Brasil antes da implementação do novo imposto. A estratégia visa garantir a oferta de carros com preços mais acessíveis.

  • GWM: a empresa também se prepara para começar sua produção local em Iracemápolis (SP) a partir de julho, com a intenção de reduzir custos e melhorar a competitividade no mercado.

Isto é, essas estratégias logísticas incluem a montagem de veículos em território brasileiro, utilizando sistemas CKD e SKD, que resultam em alíquotas menores de impostos. Com isso, a produção local pode reduzir os custos, garantindo veículos mais acessíveis para o consumidor brasileiro.

Como o aumento dos impostos  de carros elétricos afeta o consumidor brasileiro?

O aumento no imposto para carros elétricos e híbridos pode ter diversos impactos diretos no consumidor. Além do aumento no preço final dos veículos, a mudança pode atrasar a popularização dos carros elétricos no Brasil.

Isso porque, com os preços mais altos, muitos consumidores podem adiar a compra ou até mesmo optar por veículos mais baratos e menos sustentáveis.

Por outro lado, as iniciativas das montadoras em expandir a produção local podem ajudar a conter esses aumentos, tornando os carros eletrificados mais acessíveis no futuro.

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Você está pensando em comprar um carro elétrico ou híbrido? Como essa mudança pode afetar sua decisão de compra?
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Vitória Marques
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