Deu ruim? Novas taxas impostas pelo governo podem afetar diretamente donos de carros elétricos e híbridos; entenda
Aumento nas alíquotas de importação vai impactar donos de carros elétricos e híbridos. Saiba o que esperar do novo cenário tributário
O governo federal anunciou mudanças significativas nas alíquotas de importação para veículos elétricos e híbridos, o que vai afetar diretamente os donos e potenciais compradores desses modelos. Mas o que isso significa para o futuro dos carros elétricos e híbridos no Brasil? Acompanhe o Garagem360 e entenda como essas mudanças vão impactar o mercado.
Como o aumento de impostos vai afetar os donos de carros elétricos e híbridos?
Parece que o mercado não está muito alinhado com os donos de carros elétricos, né? De um lado, sustentabilidade e economia no [bolso] gasto com combustível; no outro, novas taxas e alíquotas.
Esta semana, foi anunciado pelo governo brasileiro um aumento nas tarifas de importação , que irão afetar diretamente os veículos híbridos e elétricos.
Para os carros híbridos convencionais (HEV), a alíquota subirá de 25% para 30%. Já os híbridos plug-in (PHEV) terão um aumento de 20% para 28%, e os carros elétricos (BEV), que antes pagavam 18%, agora serão taxados com 25%.
Embora esse aumento não seja repassado imediatamente ao consumidor, as montadoras precisarão ajustar seus preços para lidar com os custos elevados nos próximos meses.
O impacto direto será mais sensível para os modelos importados, enquanto fabricantes que já têm produção local poderão se beneficiar de tarifas mais brandas, como o uso dos sistemas CKD e SKD.
Assim, tais mudanças trazem um novo cenário para o mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil, com preços e estratégias de venda cada vez mais ajustados à nova realidade tributária.
O que os donos de carros elétricos e híbridos podem esperar?
Com o aumento escalonado das alíquotas, muitos consumidores se perguntam se os preços dos carros elétricos e híbridos vão disparar.
Embora o reajuste não seja imediato, a expectativa é que, com o tempo, o custo final desses veículos suba, principalmente para os modelos importados.
A princípio, o governo está tentando incentivar a produção local desses veículos, mas a adequação da indústria ao novo cenário tributário pode ser lenta.
Além disso, as montadoras estrangeiras, como a BYD e a GWM, já estão se preparando para essa mudança, reforçando seus estoques no Brasil e começando a produção local.
A BYD, por exemplo, já antecipou a importação de 7 mil unidades para o Brasil, enquanto outras fabricantes estão preparando suas fábricas no país para atender a demanda local, reduzindo o impacto dos impostos elevados.
Porém, para o consumidor, isso pode significar uma maior oferta de modelos, mas também um custo potencialmente mais alto a longo prazo.
Como fica a produção local?
A produção local tem sido uma estratégia importante para as montadoras no Brasil, especialmente para as fabricantes chinesas, que estão investindo em instalações de produção no país.
Atualmente, a BYD está com suas operações em Camaçari (BA), enquanto a GWM começará suas atividades em Iracemápolis (SP) no próximo mês.
Essas iniciativas têm como objetivo reduzir os custos de importação e tornar os veículos mais competitivos no mercado nacional, aproveitando alíquotas mais baixas para veículos montados no Brasil.
Entretanto, isso não significa que os preços dos carros híbridos e elétricos vão cair. O mercado de veículos elétricos e híbridos continua sendo novo no Brasil e as montadoras estão apenas começando a adaptar suas estratégias de produção.
A longo prazo, a expectativa é que a produção local traga um alívio nos custos, mas, inicialmente, os consumidores podem perceber uma leve alta nos preços devido aos novos impostos.
Agora conte pra gente: como você acredita que essas mudanças afetarão o mercado de carros híbridos e elétricos no Brasil?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.