Manco e caro: Fiat Cronos 1.0 pode não ser uma boa escolha
Fiat Cronos 1.0 Drive, reestilizado e com preço de R$ 106.990, pode não ser a melhor escolha. Entenda o desempenho, consumo, reclamações de proprietários e por que a versão 1.3 AT pode ser mais vantajosa.
O Fiat Cronos é uma figura consolidada no segmento de sedãs compactos no Brasil. Recentemente reestilizado em abril de 2025, o modelo da linha 2026 já passou por reajustes de preço, com a versão de entrada Drive 1.0 partindo de R$ 106.990 (em São Paulo). Apesar do apelo de ser a opção mais acessível, a configuração com motor 1.0 aspirado pode não ser a melhor escolha para todos os consumidores.
Desempenho e Consumo: O Calcanhar de Aquiles do 1.0
A versão Drive 1.0 do Cronos é equipada com um motor de três cilindros e seis válvulas que entrega 75 cv (etanol) / 71 cv (gasolina) de potência e 10,7 kgfm de torque, sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas.
Em um sedã compacto com o porte do Cronos, que pesa cerca de 1.100 kg, esses números de desempenho podem ser um fator limitante, especialmente para quem busca um carro para além do uso estritamente urbano.
-
Aceleração: Testes e relatos de proprietários indicam que a aceleração de 0 a 100 km/h do Cronos 1.0 fica na casa dos 15 a 16 segundos.
-
Consumo: Apesar do motor pequeno, o consumo pode não ser tão eficiente quanto o esperado em algumas situações. Em uso urbano, pode entregar médias de 9 a 10 km/l com etanol e 13 a 14 km/l com gasolina.
Equipamentos da Versão Drive 1.0
Por R$ 106.990, a versão Drive 1.0 oferece uma lista de equipamentos que, para um modelo de entrada, é razoável:
-
Direção elétrica
-
Vidros e travamento elétrico das portas
-
Alarme perimétrico
-
Ajuste de altura de volante e do banco do motorista
-
ITPMS (Indicador de Pressão dos Pneus)
-
Multimídia de 7″ com espelhamento sem fio
-
Volante multifuncional
-
Entradas USB para bancos traseiros
-
Sensor de estacionamento traseiro
-
Assinatura em LED nos faróis
-
Rodas em aço 15″ com calotas
-
Interior escurecido e retrovisores externos preto brilhante
Como opcional, há o Pack Drive Plus (R$ 3.090), que adiciona câmera de ré, retrovisor externo elétrico e rodas de liga-leve de 15″.
Reclamações de Proprietários
Proprietários do Cronos 1.0 geralmente destacam a economia para uso urbano, o design atraente e o bom espaço interno, especialmente o porta-malas.
No entanto, as principais reclamações se concentram na falta de fôlego do motor, especialmente em rodovias ou com ar-condicionado ligado, e nas retomadas. Essa percepção de “carro fraco” pode impactar a experiência de condução para quem não se limita a trajetos urbanos planos.
A recente reestilização do Cronos (em 2025) trouxe pequenas mudanças visuais, focando principalmente no desenho interno dos faróis e na grade frontal, mas não alterou os motores aspirados 1.0 e 1.3. O destaque da linha ficou com a introdução do câmbio CVT para o motor 1.3, que melhora a experiência de condução.
A Alternativa: Cronos 1.3 AT
Considerando o aumento de preço e o desempenho do motor 1.0, a versão Drive 1.3 AT, que agora custa R$ 116.490, pode ser uma alternativa mais interessante para quem busca um equilíbrio entre desempenho, conforto e economia.
Por uma diferença de pouco mais de R$ 9.000, o consumidor leva um carro com motor mais potente (107 cv com etanol), câmbio automático CVT (que melhora muito o conforto no trânsito), piloto automático e farol FULL LED. Essa versão oferece uma dirigibilidade mais agradável e é mais versátil para diferentes tipos de uso.
Leia também: Fiat Cronos 2026 tem preço revelado; confira a ficha técnica completa
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.