Manco e caro: Fiat Cronos 1.0 pode não ser uma boa escolha

Fiat Cronos 1.0 Drive, reestilizado e com preço de R$ 106.990, pode não ser a melhor escolha. Entenda o desempenho, consumo, reclamações de proprietários e por que a versão 1.3 AT pode ser mais vantajosa.

O Fiat Cronos é uma figura consolidada no segmento de sedãs compactos no Brasil. Recentemente reestilizado em abril de 2025, o modelo da linha 2026 já passou por reajustes de preço, com a versão de entrada Drive 1.0 partindo de R$ 106.990 (em São Paulo). Apesar do apelo de ser a opção mais acessível, a configuração com motor 1.0 aspirado pode não ser a melhor escolha para todos os consumidores.

Desempenho e Consumo: O Calcanhar de Aquiles do 1.0

A versão Drive 1.0 do Cronos é equipada com um motor de três cilindros e seis válvulas que entrega 75 cv (etanol) / 71 cv (gasolina) de potência e 10,7 kgfm de torque, sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas.

Em um sedã compacto com o porte do Cronos, que pesa cerca de 1.100 kg, esses números de desempenho podem ser um fator limitante, especialmente para quem busca um carro para além do uso estritamente urbano.

  • Aceleração: Testes e relatos de proprietários indicam que a aceleração de 0 a 100 km/h do Cronos 1.0 fica na casa dos 15 a 16 segundos

  • Consumo: Apesar do motor pequeno, o consumo pode não ser tão eficiente quanto o esperado em algumas situações. Em uso urbano, pode entregar médias de 9 a 10 km/l com etanol e 13 a 14 km/l com gasolina.

Fiat Cronos 1.0 pode não ser uma boa escolha - Foto: Divulgação
Fiat Cronos 1.0 pode não ser uma boa escolha – Foto: Divulgação

 

Equipamentos da Versão Drive 1.0

Por R$ 106.990, a versão Drive 1.0 oferece uma lista de equipamentos que, para um modelo de entrada, é razoável:

  • Direção elétrica

  • Vidros e travamento elétrico das portas

  • Alarme perimétrico

  • Ajuste de altura de volante e do banco do motorista

  • ITPMS (Indicador de Pressão dos Pneus)

  • Multimídia de 7″ com espelhamento sem fio

  • Volante multifuncional

  • Entradas USB para bancos traseiros

  • Sensor de estacionamento traseiro

  • Assinatura em LED nos faróis

  • Rodas em aço 15″ com calotas

  • Interior escurecido e retrovisores externos preto brilhante

Como opcional, há o Pack Drive Plus (R$ 3.090), que adiciona câmera de ré, retrovisor externo elétrico e rodas de liga-leve de 15″.


Reclamações de Proprietários

Proprietários do Cronos 1.0 geralmente destacam a economia para uso urbano, o design atraente e o bom espaço interno, especialmente o porta-malas.

No entanto, as principais reclamações se concentram na falta de fôlego do motor, especialmente em rodovias ou com ar-condicionado ligado, e nas retomadas. Essa percepção de “carro fraco” pode impactar a experiência de condução para quem não se limita a trajetos urbanos planos.

Fiat Cronos 1.0 reestilizado - Foto: Divulgação
Fiat Cronos 1.0 reestilizado – Foto: Divulgação

A recente reestilização do Cronos (em 2025) trouxe pequenas mudanças visuais, focando principalmente no desenho interno dos faróis e na grade frontal, mas não alterou os motores aspirados 1.0 e 1.3. O destaque da linha ficou com a introdução do câmbio CVT para o motor 1.3, que melhora a experiência de condução.


A Alternativa: Cronos 1.3 AT

Considerando o aumento de preço e o desempenho do motor 1.0, a versão Drive 1.3 AT, que agora custa R$ 116.490, pode ser uma alternativa mais interessante para quem busca um equilíbrio entre desempenho, conforto e economia.

Por uma diferença de pouco mais de R$ 9.000, o consumidor leva um carro com motor mais potente (107 cv com etanol), câmbio automático CVT (que melhora muito o conforto no trânsito), piloto automático e farol FULL LED. Essa versão oferece uma dirigibilidade mais agradável e é mais versátil para diferentes tipos de uso.

Leia também: Fiat Cronos 2026 tem preço revelado; confira a ficha técnica completa

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA