O que aconteceu? Picapes da Chevrolet não vendem como as concorrentes
O que aconteceu? Picapes da Chevrolet não vendem como as concorrentes. Analisamos o ranking atual, a forte concorrência da Ford Ranger e Ram Rampage, e o que a GM está fazendo para reagir.
As picapes da Chevrolet, a compacta Montana e a média S10, estão enfrentando um cenário desafiador no mercado brasileiro. Há exatamente um ano, em junho de 2024, a Chevrolet Montana apareceu pela última vez no ranking das 5 picapes mais vendidas.
Desde então, sua participação no mercado tem diminuído, e ela ocupa atualmente apenas o 8º lugar nas vendas acumuladas. A Chevrolet S10 segue uma trajetória similar de perda de participação, ainda que em um ritmo diferente. O que explica essa queda nas vendas das picapes da GM? A resposta, em grande parte, está no avanço agressivo da concorrência.
Picapes da Chevrolet não vendem como as concorrentes
Dados parciais da Fenabrave para junho de 2025 mostram um ranking consolidado com outros nomes no topo:
-
VOLKSWAGEN SAVEIRO – 4.023 unidades
-
TOYOTA HILUX – 3.725 unidades
-
FIAT TORO – 2.842 unidades
-
FORD RANGER – 2.310 unidades
Enquanto isso, a Chevrolet S10 se mantém estável na 6ª posição, com 1.959 emplacamentos em junho. A Ram Rampage está em 7º lugar, com 1.523 unidades, superando a Chevrolet Montana, que amarga a 8ª colocação com apenas 1.479 vendas no mês.
Montana: Uma Queda Acumulada Preocupante
A situação da Montana é particularmente notável. Em maio de 2024, a picape compacta ocupava a 5ª posição com expressivas 10.655 unidades vendidas. No entanto, em maio de 2025, a Nova Montana registrou apenas 8.439 vendas, representando uma queda de 20,8% em um ano e a colocando fora do top 5.
Essa retração pode ser atribuída a diversos fatores. Apesar de ter um design moderno e características de SUV que a tornam atraente para o uso urbano, a Montana enfrenta a forte concorrência da líder Fiat Strada, que domina o segmento, e também de modelos como a Volkswagen Saveiro, que oferece uma proposta mais robusta para o trabalho.
Além disso, a chegada de novas opções e a renovação de concorrentes diretos podem ter impactado sua performance.
S10: Crescimento em Volume, Mas Perda de Posição
A Chevrolet S10, por sua vez, registrou um aumento em volume de vendas, passando de 10.163 unidades em maio de 2024 para 11.170 unidades em maio de 2025.
Apesar disso, ela perdeu posição no ranking geral. Isso aconteceu porque sua principal concorrente, a Ford Ranger, teve um salto ainda maior, de 9.741 para 13.012 unidades no mesmo período, consolidando-se como vice-líder de seu segmento de picapes médias.
A Ranger, que passou por uma reformulação completa e trouxe tecnologias avançadas, design robusto e motores potentes, conseguiu conquistar uma fatia significativa do mercado que antes poderia ser da S10. Outras picapes médias, como a Toyota Hilux, também mantêm uma base de clientes fiel e vendas consistentes.
Qual a sua picape favorita e por quê? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o mercado de picapes no Brasil!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.