Picape inédita inicia testes na Argentina e mira o Brasil em 2026
Picape inédita inicia testes na Argentina e mira o Brasil em 2026. Saiba qual é o que ela tem a oferecer ao mercado brasileiro.
A Renault está dando passos concretos para entrar de vez na disputa das picapes intermediárias no Brasil, um segmento hoje dominado pela Fiat Toro. Protótipos da Niagara, o mais novo modelo da marca, já estão em fase de montagem de pré-série na fábrica de Córdoba, Argentina, sinalizando que a estreia oficial está cada vez mais próxima, prevista para 2026.
Renault Niagara – picape inédita faz testes na Argentina
Após meses de especulações e aparições disfarçadas, as primeiras unidades da Niagara com sua carroceria definitiva estão sendo produzidas e, segundo o site argentino Cars Drive, quatro delas já foram concluídas e enviadas para testes no Brasil.
A expectativa é que a Renault acelere a produção de protótipos, montando ao menos três por semana nos próximos meses, com o objetivo de iniciar a produção em larga escala em outubro de 2026.
Uma das notícias mais aguardadas pelos entusiastas, e agora confirmada, é que a Niagara terá uma versão híbrida. A matriz da Renault deu sinal verde para a eletrificação, e as discussões giram em torno de duas possibilidades: um sistema híbrido completo (HEV) com um motor elétrico traseiro para a versão 4×4, ou um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V.
Diferente de concorrentes como a Toro, que oferece motorização diesel, a Niagara não contará com essa opção. Em vez disso, a Renault encontrou uma solução inteligente para a tração 4×4: o motor 1.3 turbo flex (que gera 170 cv e 27,5 kgfm de torque) será responsável por impulsionar as rodas dianteiras, enquanto um motor elétrico no eixo traseiro, já em testes na Europa, fará a tração das rodas de trás. Este conjunto híbrido paralelo (HEV) promete eficiência e performance.
O motor 1.3 turbo flex deverá ser acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas, uma atualização em relação ao CVT utilizado em outros modelos da marca. Um sistema de gerenciamento eletrônico controlará o acionamento independente dos motores, otimizando o desempenho e o consumo.
Posicionamento e Design: Ocupando o Topo da Gama
Com um investimento de R$ 1,9 bilhão em seu desenvolvimento e produção na planta argentina, a Niagara não chega para substituir a Oroch (fabricada no Paraná), mas sim para ocupar o topo da gama de picapes da Renault.
O modelo foi antecipado como conceito em 2023, revelando um design que terá muitas semelhanças com o Renault Boreal, o SUV médio que será apresentado nas próximas semanas e que também terá produção brasileira.
A proposta de design da Niagara é menos focada no aventureiro e mais no urbano, conforme antecipado pela própria marca. Daniel Nozaki, diretor do centro de design da Renault, confirmou que a picape terá mais de cinco metros de comprimento, aproximando-se das dimensões de modelos como a Ram Rampage.
O interior promete ser um diferencial, com um acabamento superior ao que a Renault atualmente oferece, utilizando uma maior variedade de materiais de qualidade. A tecnologia e o sistema multimídia também devem seguir a linguagem do Boreal, garantindo conectividade e recursos modernos aos ocupantes.
A produção dos modelos Sandero, Logan e Kangoo na fábrica argentina não será interrompida para a montagem das unidades pré-série da Niagara. O trio continuará sendo produzido normalmente para atender a outros países da América Latina, graças a um arranjo de produção que permite o uso compartilhado da mesma linha.
Qual a sua expectativa para a chegada da Renault Niagara ao mercado brasileiro com sua proposta híbrida e foco em luxo? Deixe sua opinião nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.