SUV raiz da Ford pode chegar ao Brasil este ano
SUV raiz da Ford pode chegar ao Brasil este ano. Descubra qual é o que ele tem a oferecer em um mercado competitivo como o nosso.
Enquanto a Ford expande sua presença na América do Sul, a chegada do Everest à Argentina, em sua versão Titanium, reacende o fervoroso debate sobre se este robusto SUV, construído sobre o chassi da Ranger, finalmente desembarcará no Brasil.
A questão central, no entanto, persiste: sua motorização a gasolina seria um empecilho em um mercado dominado por SUVs a diesel?
Ford Everest pode chegar ao Brasil?
Atualmente, o Ford Everest que chega à Argentina é importado da Tailândia e vem equipado com um motor 2.3 EcoBoost turbo a gasolina, capaz de entregar impressionantes 300 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, gerenciado por uma transmissão automática de 10 velocidades e tração 4×4 com reduzida.
Este propulsor, apesar de potente, difere do que é comumente visto em seus rivais diretos no Brasil, como o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer, que utilizam motores turbodiesel de maior torque.
Globalmente, o Everest também é oferecido com opções turbodiesel, incluindo um 2.0L single-turbo, um 2.0L bi-turbo e um potente V6 3.0L Power Stroke turbodiesel (250 cv e 61,2 kgfm), motores que equipam a Ranger em outras praças.
Indícios de Uma Avaliação Cuidadosa para o Brasil
Apesar da diferença no tipo de combustível predominante para o segmento no Brasil, a Ford tem dado sinais de que o Everest está no radar. Inclusive o painel de instrumentos já está trazudo para o português do Brasil, um forte indicativo de que a engenharia já pensa no nosso mercado.
Na Argentina, o preço do Everest Titanium se posiciona em cerca de 79.800.000 pesos, o que, em uma conversão aproximada para o real brasileiro (considerando a cotação atual), ficaria na faixa dos R$ 377.000.
Esse valor o colocaria em linha com os concorrentes de sete lugares no Brasil, embora a ausência de um motor diesel pudesse ser um ponto de reflexão para o consumidor local.
Design Robusto e Interior Refinado
O Everest não se destaca apenas pela mecânica, mas também pelo design robusto e pelo interior luxuoso. Compartilhando a plataforma T6 com a nova Ranger, o SUV apresenta um visual imponente, com a característica assinatura luminosa em “C” na dianteira.
Por dentro, o acabamento é premium, com materiais suaves ao toque, bancos em couro (com aquecimento e ajuste elétrico nas versões mais completas) e um sistema de infoentretenimento de ponta com telas digitais de 12 polegadas. Há amplo espaço para sete passageiros, e a terceira fileira de assentos, inclusive com rebatimento elétrico em algumas configurações, é elogiada pela versatilidade.
A possibilidade de produção do Everest na fábrica de General Pacheco, na Argentina, ao lado da Ranger, também é um fator que poderia baratear custos e facilitar sua chegada ao Brasil, especialmente se uma opção a diesel fosse integrada à linha de montagem regional no futuro.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.