BMW vai abandonar a fibra de carbono em seus carros
A BMW planeja substituir a fibra de carbono por um material inovador à base de linho em seus carros, visando reduzir emissões de CO2e em 40% e alinhar-se a futuras regulamentações.
Se você admira os veículos de alta performance da linha BMW M fabricados nos últimos cinco anos, já deve ter notado a generosa aplicação de fibra de carbono.
No entanto, prepare-se para uma reviravolta surpreendente: a BMW está planejando aposentar esse composto nobre, substituindo-o por uma inovadora alternativa natural à base de linho. Essa mudança radical visa não apenas a sustentabilidade, mas também antecipa futuras regulamentações.
BMW vai abandonar a fibra de carbono em seus carros
A jornada da BMW rumo ao linho começou em 2019, em parceria com a Bcomp, uma empresa de tecnologia limpa na qual a montadora alemã possui participação. Inicialmente, o composto de linho foi implementado com sucesso em seus carros de Fórmula E.
O êxito nas pistas impulsionou a BMW a expandir o uso do material, substituindo componentes de plástico reforçado com fibra de carbono em modelos de corrida como o M4 DTM e o M4 GT4.
Agora, a BMW confirmou que a fibra à base de linho atingiu a “maturidade em série”, o que, na prática, significa que está pronta para ser produzida em larga escala.
Menos Carbono, Mais Sustentabilidade e Menos Resíduos
A principal motivação para essa transição é a redução das emissões de CO2e. A BMW afirma que a substituição de painéis de fibra de carbono por componentes de linho pode diminuir as emissões em aproximadamente 40%. Esse é um passo significativo em direção a uma pegada de carbono mais leve na fabricação de veículos.
Além dos benefícios ambientais durante a produção, o material à base de linho também oferece vantagens no fim da vida útil do veículo. Isso pode ajudar a BMW a contornar uma proposta recente da União Europeia, que considera adicionar a fibra de carbono à sua lista de materiais perigosos, o que traria implicações para descarte e reciclagem.
Embora a BMW não tenha divulgado comparações diretas de desempenho entre a fibra de carbono e o novo material à base de linho, sua eficácia nas corridas continua sendo comprovada. O BMW M4 GT4 EVO, por exemplo, conquistou a vitória na classe SP10 nas 24 Horas de Nürburgring, demonstrando que a inovação não compromete a performance.
Você acredita que essa mudança da BMW para materiais sustentáveis, como o linho, é um passo importante para o futuro da indústria automotiva de luxo? Qual sua opinião sobre a busca por alternativas à fibra de carbono?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.