BYD testa nova bateria de estado sólido com 1.875 km de autonomia
BYD testa nova bateria de estado sólido com 1.875 km de autonomia. Veja como funciona e quais os planos da montadora chinesa
A indústria de veículos elétricos está prestes a testemunhar um salto tecnológico. A gigante chinesa BYD confirmou o início dos testes de campo de suas baterias de estado sólido, uma inovação que poderá redefinir os padrões de autonomia e recarga. Com uma densidade energética quase o dobro das baterias de íons de lítio atuais, a expectativa é que essa tecnologia permita que veículos elétricos percorram até 1.875 km com uma única carga, segundo o ciclo chinês CLTC.
BYD testa nova bateria de estado sólido
A notícia foi divulgada no China All-Solid-State Battery Innovation and Development Summit de 2025, onde Sun Huajun, diretor técnico da divisão de baterias da BYD, revelou que unidades de um carro da BYD estão equipadas com a nova bateria já estão sendo testadas em condições reais nas ruas.
As baterias de estado sólido representam um avanço crucial para a próxima geração de veículos elétricos. Ao substituir o eletrólito líquido por um material sólido, elas oferecem maior segurança, densidade energética superior e um potencial de recarga muito mais rápida.
A BYD tem investido nessa pesquisa por mais de uma década, e os resultados são promissores: a imprensa chinesa relata que essas baterias conseguiram atingir 1.500 km de alcance com apenas 12 minutos de recarga, o que corresponde a 80% da carga total. Em termos mais conservadores, para o ciclo norte-americano EPA, a autonomia estimada seria de aproximadamente 1.300 km.
A densidade energética dessas novas baterias é de impressionantes 400 Wh/kg, comparado a cerca de 200-250 Wh/kg das baterias de íons de lítio convencionais. Isso significa mais energia armazenada em um volume menor, o que se traduz em maior autonomia e veículos mais leves.
Cronograma e Acessibilidade
Sun Huajun informou que os testes em veículos serão concluídos até 2027. A produção inicial será limitada entre 2027 e 2029, com uma expansão significativa prevista para 2030.
A BYD também tem uma meta ambiciosa de, até o final da década, igualar o custo das baterias de estado sólido ao das atuais baterias de íons de lítio, tornando a tecnologia mais acessível.
A chegada dessa tecnologia ao mercado, prevista para o final da década, promete transformar não apenas a experiência de dirigir veículos elétricos, mas também a infraestrutura de recarga e a percepção geral sobre a viabilidade dos carros elétricos para longas distâncias.
Tesla ou BYD? Qual das duas têm a melhor bateria?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.