Audi recua com plano de fabricar somente carros elétricos

A Audi está revisando seus planos ambiciosos de transição para uma linha de veículos totalmente eletrificados. Contrariando a meta anterior de eliminar todos os motores a combustão interna até 2033, a montadora alemã agora indica que continuará desenvolvendo e produzindo veículos a gasolina, hibridizados ou não, por um período mais longo.

Audi recua com plano de fabricar somente carros elétricos

A mudança de estratégia foi confirmada pelo CEO da Audi, Gernot Döllner, em entrevista à Autocar. Segundo Döllner, a decisão faz parte de um objetivo de manter a linha de produtos da empresa mais “flexível”. Planos de curto prazo incluem o lançamento de uma nova gama de veículos movidos a gás já no próximo ano.

O prazo para a eletrificação completa foi removido, e Döllner expressou a expectativa de que a Audi continuará a produzir carros a gasolina mesmo após 2033.

Essa alteração de rota, no entanto, pode depender das dinâmicas do mercado e das regulamentações. Na União Europeia, por exemplo, as leis visam a eletrificação completa até 2035. Nos Estados Unidos, cerca de 12% dos Audis vendidos atualmente são elétricos. Globalmente, essa porcentagem sobe para 30%, colocando a Audi ligeiramente à frente da Mercedes, mas ainda atrás da BMW em vendas de veículos elétricos.

Audi não quer produzir apenas carros elétricos mesmo após 20233 - Foto: Divulgação
Audi não quer produzir apenas carros elétricos mesmo após 20233 – Foto: Divulgação

Apesar da flexibilização do cronograma de eletrificação, a Audi reafirma seu compromisso em investir pesadamente em Pesquisa e Desenvolvimento de seus veículos totalmente elétricos, beneficiando-se da estratégia mais ampla do Grupo Volkswagen.

Carros icônicos podem ser movidos a gasolina

Para os entusiastas dos Audis de alto desempenho movidos a gasolina, a notícia traz um alívio. Tudo indica que as poderosas versões RS da Audi continuarão disponíveis. A divisão de desempenho da marca é conhecida por motores icônicos, como o V10 biturbo do RS6 e o potente cinco cilindros em linha turbo do TT RS, que oferecem uma experiência de condução única e apaixonante.

Audi A5 - Foto: Divulgação
Audi A5 – Foto: Divulgação

Além disso, Döllner não descartou totalmente a possibilidade de retorno de modelos emblemáticos como o Audi TT e o R8. Embora tenha dito que é muito cedo para confirmar, ele sugeriu que “poderia haver uma chance de surpresas no futuro”.

Para os fãs, a possibilidade de ver esses clássicos de volta, talvez até com motor a gasolina, adiciona uma camada de expectativa e esperança. Parece que o rugido dos motores a combustão da Audi ainda não deu seu último adeus.

O que você acha dessa mudança nos planos da Audi? Deixe sua opinião nos comentários! 👇

Leia também: 5 carros usados com motor turbo por menos de um popular 0km; veja melhores ofertas

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA