Peugeot lança o Novo E-208 GTi primeiro carro elétrico da marca com sigla GTI

Peugeot lança o Novo E-208 GTi primeiro carro elétrico da marca com sigla GTI. Conheça sua potência de 280 cv e suas inovações.

A tradicional atmosfera das 24 Horas de Le Mans foi palco de uma revelação histórica: a Peugeot apresentou oficialmente o novo E-208 GTi, o primeiro modelo 100% elétrico a ostentar a cobiçada sigla. Essa novidade marca uma virada decisiva na trajetória esportiva da marca francesa, que havia encerrado sua linhagem GTi com motores a combustão em 2020, com o 308 GTi.

 

Peugeot lança o Novo E-208 GTi primeiro carro elétrico da marca com sigla GTI

O E-208 GTi representa uma revolução para a Peugeot Sport, sendo o primeiro modelo elétrico desenvolvido pela divisão de alto desempenho da montadora.

Com este lançamento, a Peugeot se posiciona à frente de concorrentes de peso como a Volkswagen, que também utiliza a sigla GTi em seus famosos Golf e Polo esportivos, mas que até o momento só apresentou protótipos de um possível GTI elétrico, sem previsão de lançamento concreto.

No coração do E-208 GTi, localizado no eixo dianteiro, pulsa um motor elétrico de 280 cv e 35,2 kgfm de torque, o mesmo conjunto que equipa o Abarth 600e.

Peugeot lança o Novo E-208 GTi - Foto: Divulgação
Peugeot lança o Novo E-208 GTi – Foto: Divulgação

 

Essa motorização representa um salto de 124 cv em relação ao E-208 convencional, impulsionando o hatch de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h, um ajuste para otimizar a eficiência do conjunto elétrico.

Para suportar o desempenho superior, o E-208 GTi recebeu diversas melhorias mecânicas. Conta com suspensão esportiva rebaixada em 30 mm, bitolas mais largas, um diferencial autoblocante integrado ao câmbio, barra estabilizadora traseira e freios dianteiros robustos com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões.

A performance é coroada por pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e rodas exclusivas de 18 polegadas, garantindo aderência e controle.

Novo E-208 GTi - Foto: Divulgação
Novo E-208 GTi – Foto: Divulgação

Homenagem ao Legado e Toques de Nostalgia

Visualmente, o novo GTi é uma clara homenagem ao lendário 205 GTi. A pintura vermelha vibrante, o difusor traseiro com luz de neblina de LED e os discretos detalhes aerodinâmicos, como o spoiler dianteiro, remetem ao clássico.

Por dentro, a esportividade continua com bancos esportivos de encosto integrado, acabamentos em Alcantara e toques nostálgicos, como o filete vermelho no encosto e padrões inspirados nos antigos GTi 1.6 e 1.9.

Apesar de toda a performance, a autonomia do E-208 GTi é menor em comparação ao 208 elétrico normal, já que utiliza a mesma bateria de 54 kWh. O alcance caiu de 433 para 350 km no ciclo europeu WLTP. No entanto, a recarga rápida de 10% a 80% é um ponto positivo, levando cerca de 30 minutos com um carregador de 100 kW.

Novo E-208 GTi - Foto: Divulgação
Novo E-208 GTi – Foto: Divulgação

Na Europa, o E-208 GTi entra em um segmento de compactos elétricos esportivos cada vez mais aquecido, competindo com modelos como o Abarth 500e, Cupra Born VZ, Mini John Cooper Works Electric e Alpine A290. 

No Brasil, sua chegada é pouco provável, visto que o 208 elétrico já não é mais comercializado por aqui, e atualmente, apenas o E-2008 é oferecido no mercado nacional.

O que você achou do novo Peugeot E-208 GTi? Acredita que a eletrificação pode manter a alma dos esportivos, ou prefere os motores a combustão? Deixe seu comentário!

Leia também: Campeões de vendas: veja quais foram os carros elétricos e híbridos mais vendidos em maio de 2025

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA