Peugeot lança o Novo E-208 GTi primeiro carro elétrico da marca com sigla GTI
Peugeot lança o Novo E-208 GTi primeiro carro elétrico da marca com sigla GTI. Conheça sua potência de 280 cv e suas inovações.
A tradicional atmosfera das 24 Horas de Le Mans foi palco de uma revelação histórica: a Peugeot apresentou oficialmente o novo E-208 GTi, o primeiro modelo 100% elétrico a ostentar a cobiçada sigla. Essa novidade marca uma virada decisiva na trajetória esportiva da marca francesa, que havia encerrado sua linhagem GTi com motores a combustão em 2020, com o 308 GTi.
Peugeot lança o Novo E-208 GTi primeiro carro elétrico da marca com sigla GTI
O E-208 GTi representa uma revolução para a Peugeot Sport, sendo o primeiro modelo elétrico desenvolvido pela divisão de alto desempenho da montadora.
Com este lançamento, a Peugeot se posiciona à frente de concorrentes de peso como a Volkswagen, que também utiliza a sigla GTi em seus famosos Golf e Polo esportivos, mas que até o momento só apresentou protótipos de um possível GTI elétrico, sem previsão de lançamento concreto.
No coração do E-208 GTi, localizado no eixo dianteiro, pulsa um motor elétrico de 280 cv e 35,2 kgfm de torque, o mesmo conjunto que equipa o Abarth 600e.
Essa motorização representa um salto de 124 cv em relação ao E-208 convencional, impulsionando o hatch de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h, um ajuste para otimizar a eficiência do conjunto elétrico.
Para suportar o desempenho superior, o E-208 GTi recebeu diversas melhorias mecânicas. Conta com suspensão esportiva rebaixada em 30 mm, bitolas mais largas, um diferencial autoblocante integrado ao câmbio, barra estabilizadora traseira e freios dianteiros robustos com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões.
A performance é coroada por pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e rodas exclusivas de 18 polegadas, garantindo aderência e controle.
Homenagem ao Legado e Toques de Nostalgia
Visualmente, o novo GTi é uma clara homenagem ao lendário 205 GTi. A pintura vermelha vibrante, o difusor traseiro com luz de neblina de LED e os discretos detalhes aerodinâmicos, como o spoiler dianteiro, remetem ao clássico.
Por dentro, a esportividade continua com bancos esportivos de encosto integrado, acabamentos em Alcantara e toques nostálgicos, como o filete vermelho no encosto e padrões inspirados nos antigos GTi 1.6 e 1.9.
Apesar de toda a performance, a autonomia do E-208 GTi é menor em comparação ao 208 elétrico normal, já que utiliza a mesma bateria de 54 kWh. O alcance caiu de 433 para 350 km no ciclo europeu WLTP. No entanto, a recarga rápida de 10% a 80% é um ponto positivo, levando cerca de 30 minutos com um carregador de 100 kW.
Na Europa, o E-208 GTi entra em um segmento de compactos elétricos esportivos cada vez mais aquecido, competindo com modelos como o Abarth 500e, Cupra Born VZ, Mini John Cooper Works Electric e Alpine A290.
No Brasil, sua chegada é pouco provável, visto que o 208 elétrico já não é mais comercializado por aqui, e atualmente, apenas o E-2008 é oferecido no mercado nacional.
O que você achou do novo Peugeot E-208 GTi? Acredita que a eletrificação pode manter a alma dos esportivos, ou prefere os motores a combustão? Deixe seu comentário!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.