Super seguro – Volkswagen Tera recebe cinco estrelas em segurança
O Volkswagen Tera conquistou 5 estrelas no Latin NCAP! Descubra os detalhes da avaliação de segurança do SUV compacto, seus pontos fortes e onde ele poderia melhorar para proteger ainda mais você e sua família.
O Volkswagen Tera, o mais novo SUV compacto da marca alemã, acaba de reforçar seu posicionamento no mercado com uma excelente notícia: a conquista da nota máxima de cinco estrelas nos rigorosos testes de segurança do Latin NCAP.
A organização não-governamental, que avalia a segurança de veículos vendidos na América Latina e Caribe, atestou o alto nível de proteção oferecido pelo modelo, colocando-o no patamar de seus irmãos Nivus e T-Cross, e superando o resultado de três estrelas do Polo em testes anteriores.
Volkswagen Tera recebe cinco estrelas em segurança
No crucial impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel, o VW Tera demonstrou um desempenho geral muito bom. As medições revelaram notas “bom” e “adequado” na maior parte das áreas, indicando uma alta capacidade de proteção. O único ponto considerado “marginal” foi a proteção para o tórax do motorista, uma nota intermediária, mas a estrutura do veículo se mostrou estável e capaz de suportar impactos ainda mais severos, segundo a organização.
O SUV compacto também se destacou no crash-test lateral contra barreira, perdendo uma pontuação mínima. No entanto, o teste de impacto lateral contra poste apresentou um resultado de proteção marginal para a região do tórax. Mesmo com esses detalhes, a proteção geral para ocupantes adultos atingiu um impressionante 90%.
Para a proteção de crianças, o Tera obteve uma média final de 87%. O Latin NCAP destacou que todas as cadeirinhas utilizadas nos testes ofereceram boa proteção para a cabeça dos ocupantes infantis, embora a proteção na área do peito tenha sido considerada limitada, impactando ligeiramente a pontuação final.
Pontos de Atenção: Pedestres e Sistemas de Segurança Opcionais
Um dos poucos quesitos onde o Tera não brilhou intensamente foi na proteção para pedestres, recebendo 76%. Apesar de contar com frenagem automática de emergência (AEB) de série, os testes de impacto revelaram áreas potencialmente perigosas nas colunas A e na base do para-brisa, além da região dos faróis, que se mostrou arriscada em caso de colisão com pedestres.
Por fim, no quesito de sistemas de segurança, o Tera alcançou uma média final de 85%. O veículo obteve bons resultados no teste do alce (simulação de desvio rápido), mas perdeu pontos importantes por oferecer o sensor de ponto cego e o assistente de permanência em faixa apenas como opcionais, e não de série. A inclusão desses itens como padrão certamente elevaria ainda mais sua pontuação nesse segmento.
Embora existam pequenos pontos de melhoria, especialmente na proteção a pedestres e na inclusão de sistemas de segurança ativa de série, o SUV compacto se posiciona como uma opção robusta e segura para os consumidores da América Latina e Caribe.
O que você prioriza em um veículo: proteção para adultos, crianças ou sistemas de assistência ao motorista? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Aproveite para conferir: Carros elétricos vão ficar mais baratos: veja por que isso deve acontecer em breve
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.