Fiat Mobi fica mais caro e chega a R$ 81 mil na versão de entrada
Fiat Mobi 2025 rompe barreira dos R$ 80 mil na versão de entrada Like. Com novo reajuste, subcompacto fica mais caro e perde posto de carro mais barato do Brasil
A cena automotiva brasileira continua a presenciar uma disputa acirrada, mas agora com um tom um tanto quanto irônico: qual é o carro mais caro entre os considerados “mais baratos” do país? Em uma reviravolta que marca o cenário de preços do setor, o Fiat Mobi, antes sinônimo de acessibilidade, acaba de sofrer um novo reajuste.
Fiat Mobi fica mais caro e chega a R$ 81 mil na versão de entrada
Pela primeira vez, a versão de entrada Like ultrapassa a casa dos R$ 80 mil, consolidando uma tendência de elevação que desafia o conceito de carro popular. Se você está acompanhando o mercado de perto, prepare-se para mais um capítulo dessa história que tem deixado muitos consumidores de cabelo em pé.
Em março, a versão topo de linha Trekking já havia rompido a barreira dos R$ 80 mil. Agora, sem qualquer alteração significativa no veículo em si, o Fiat Mobi 2025 Like salta de R$ 77.990 para R$ 80.990, um aumento de R$ 3.000. Isso significa que, para ter o subcompacto mais básico da Fiat, o consumidor precisará desembolsar um valor que, há pouco tempo, era impensável para essa categoria.
Mesmo sendo um carro de entrada, a versão Like oferece itens como direção elétrica, ar-condicionado manual, computador de bordo, rodas de aço de 14 polegadas, volante com ajuste de altura, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.
Aventureiro, mas mais caro: Mobi Trekking também sobe
A versão aventureira Trekking também não escapou do reajuste, passando de R$ 80.990 para R$ 82.990, um aumento de R$ 2.000. Além dos equipamentos da Like, a Trekking agrega central multimídia de 7 polegadas, banco com regulagem de altura, barras longitudinais no teto e volante com comandos de som.
O acote opcional Style sai por R$ 2.300 e adiciona rodas de liga-leve de 14 polegadas escurecidas e retrovisores externos com tilt-down.
Sob o capô, ambas as versões do Mobi mantêm o conhecido motor 1.0 Firefly de três cilindros. Este propulsor entrega até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, sempre acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, focado na economia de combustível para o uso urbano.
Perdeu o posto: Kwid é o novo “mais barato”
Com esses novos preços, o Fiat Mobi perdeu oficialmente o posto de carro mais barato do Brasil para o seu principal concorrente, o Renault Kwid.
A versão mais básica do Kwid, por enquanto, custa R$ 79.790, enquanto a configuração mais completa, Outsider, pode chegar a R$ 85.590. A briga no segmento de subcompactos agora é por quem consegue manter os preços sob controle, um desafio cada vez maior.
A Assustadora Evolução dos Preços do Mobi
Para entender a dimensão desses reajustes, basta olhar para o passado recente do Fiat Mobi. Lançado em abril de 2016, há menos de 10 anos, o modelo partia de R$ 31.900 na versão Easy.
Para ter um carro minimamente equipado, como o Mobi Like atual, era preciso subir para a versão Easy On, que custava R$ 35.800 e já incluía ar-condicionado, direção hidráulica e ajuste de altura para volante e banco do motorista.
Se corrigirmos o preço do Mobi Easy On de 2016 pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado de abril de 2016 a maio de 2025 (58,22%), o valor atualizado seria de R$ 56.642. No entanto, o preço do Mobi 2025 subiu muito além da inflação, com um aumento de 126,23% desde o lançamento – mais que o dobro do IPCA!
Em termos de poder de compra, a situação também é alarmante. Em abril de 2016, com um salário mínimo de R$ 880, eram necessários 40,7 salários para comprar um Mobi Easy On. Hoje, com o salário mínimo em R$ 1.518, são precisos 53,4 salários para adquirir um Mobi Like.
Qual a sua opinião sobre o preço atual do Fiat Mobi? Você ainda considera o carro popular acessível no Brasil? Deixe seu comentário e participe da discussão!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.