Toyota diz que carros elétricos poluem três vezes mais que híbridos

Toyota diz que carros elétricos poluem três vezes mais que híbridos. Veja o que diz um importante CEO da empresa japonesa.

Em um cenário global onde a corrida pelos carros 100% elétricos parece não ter fim, a Toyota, gigante automotiva e líder de vendas pelo quinto ano consecutivo, segue por um caminho próprio, mais cauteloso e com um foco inabalável nos veículos híbridos. 

O presidente do conselho da empresa, Akio Toyoda, neto do fundador da marca, não hesita em defender essa estratégia, levantando um debate polêmico: será que os carros elétricos são realmente a solução ambiental definitiva?

Toyota diz que carros elétricos poluem três vezes mais que híbridos

Toyoda argumenta que a transição apressada para os elétricos pode não só colocar milhões de empregos em risco em toda a cadeia produtiva automotiva, mas também ser menos “verde” do que parece. 

Ele provoca ao afirmar que, considerando a produção dos veículos e, principalmente, das baterias, um único carro elétrico pode ser tão poluente quanto três híbridos. A tese de Toyoda se baseia na pegada de carbono total, desde a fabricação até o descarte. Para ele, a produção de baterias de veículos elétricos exige um alto consumo de energia e recursos, o que impactaria significativamente a contabilidade ambiental final. 

Toyota Aigo X, hatch híbrido - Foto: Divulgação
Toyota Aigo X, hatch híbrido – Foto: Divulgação

 

Ele exemplifica: os 27 milhões de híbridos que a Toyota vendeu desde o lançamento do Prius em 1997 teriam gerado uma pegada de carbono equivalente à de apenas nove milhões de elétricos puros. Isso sugere que a estratégia dos híbridos, em grande escala, pode ter um impacto ambiental positivo mais rápido e disseminado.

Toyota produz cada vez mais elétricos

Apesar das críticas por não estar na vanguarda da revolução dos elétricos, a Toyota demonstra solidez inabalável.  Seus híbridos continuam sendo seu maior trunfo, com exemplos como o pequeno Aygo X, que, mesmo sem ser plug-in, é apontado pela marca como o carro com a menor pegada de carbono entre os modelos a combustão. 

Essa abordagem permite à Toyota atender a uma demanda crescente por carros mais eficientes e menos poluentes, sem depender exclusivamente da infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento ou do alto custo dos veículos totalmente elétricos.

BZ7 - o "Corolla elétrico" produzido pela Toyota e BYD - Foto: Divulgação
BZ7 – o “Corolla elétrico” produzido pela Toyota e BYD – Foto: Divulgação

Em paralelo à sua visão pragmática sobre a eletrificação, a Toyota não abandona a paixão pelo prazer de dirigir. Koji Sato, atual CEO da marca, reforça que “um carro não é um carro se não for divertido”. 

Essa filosofia promete novos esportivos no horizonte, para alegria dos entusiastas. Entre as expectativas, estão um novo Supra, a possível volta do icônico Celica e até um MR2 de motor central. A Lexus, divisão de luxo da Toyota, também prepara um modelo de rua inspirado em carros de corrida da categoria GT3, inclusive com um potente motor V8.

O que você pensa sobre a estratégia da Toyota? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia também: Amigas e rivais? Toyota usará tecnologia da BYD em seu próximo carro elétrico

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA