Toyota diz que carros elétricos poluem três vezes mais que híbridos
Toyota diz que carros elétricos poluem três vezes mais que híbridos. Veja o que diz um importante CEO da empresa japonesa.
Em um cenário global onde a corrida pelos carros 100% elétricos parece não ter fim, a Toyota, gigante automotiva e líder de vendas pelo quinto ano consecutivo, segue por um caminho próprio, mais cauteloso e com um foco inabalável nos veículos híbridos.
O presidente do conselho da empresa, Akio Toyoda, neto do fundador da marca, não hesita em defender essa estratégia, levantando um debate polêmico: será que os carros elétricos são realmente a solução ambiental definitiva?
Toyota diz que carros elétricos poluem três vezes mais que híbridos
Toyoda argumenta que a transição apressada para os elétricos pode não só colocar milhões de empregos em risco em toda a cadeia produtiva automotiva, mas também ser menos “verde” do que parece.
Ele provoca ao afirmar que, considerando a produção dos veículos e, principalmente, das baterias, um único carro elétrico pode ser tão poluente quanto três híbridos. A tese de Toyoda se baseia na pegada de carbono total, desde a fabricação até o descarte. Para ele, a produção de baterias de veículos elétricos exige um alto consumo de energia e recursos, o que impactaria significativamente a contabilidade ambiental final.
Ele exemplifica: os 27 milhões de híbridos que a Toyota vendeu desde o lançamento do Prius em 1997 teriam gerado uma pegada de carbono equivalente à de apenas nove milhões de elétricos puros. Isso sugere que a estratégia dos híbridos, em grande escala, pode ter um impacto ambiental positivo mais rápido e disseminado.
Toyota produz cada vez mais elétricos
Apesar das críticas por não estar na vanguarda da revolução dos elétricos, a Toyota demonstra solidez inabalável. Seus híbridos continuam sendo seu maior trunfo, com exemplos como o pequeno Aygo X, que, mesmo sem ser plug-in, é apontado pela marca como o carro com a menor pegada de carbono entre os modelos a combustão.
Essa abordagem permite à Toyota atender a uma demanda crescente por carros mais eficientes e menos poluentes, sem depender exclusivamente da infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento ou do alto custo dos veículos totalmente elétricos.
Em paralelo à sua visão pragmática sobre a eletrificação, a Toyota não abandona a paixão pelo prazer de dirigir. Koji Sato, atual CEO da marca, reforça que “um carro não é um carro se não for divertido”.
Essa filosofia promete novos esportivos no horizonte, para alegria dos entusiastas. Entre as expectativas, estão um novo Supra, a possível volta do icônico Celica e até um MR2 de motor central. A Lexus, divisão de luxo da Toyota, também prepara um modelo de rua inspirado em carros de corrida da categoria GT3, inclusive com um potente motor V8.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.