VW Tera custa R$ 103 mil, mas ainda é um carro de entrada

VW Tera custa R$ 103 mil, mas ainda é um carro de entrada. Veja o que a versão de entrada do SUV compacto tem a oferecer.

O VW Tera, o mais novo SUV compacto da montadora alemã, chegou ao mercado brasileiro em maio com a ambiciosa proposta de ser o “novo carro popular”. A expectativa era que o modelo pudesse, quem sabe, repetir o sucesso de ícones como o Gol e o Fusca. 

No entanto, menos de um mês após o lançamento, a Volkswagen ajustou o preço da versão de entrada, o Tera MPI, que passou de R$ 99.990 para R$ 103.990. Ainda assim, é um modelo de entrada e eu vou te explicar o motivo. 

VW Tera custa R$ 103 mil, mas ainda é um carro de entrada

Em poucos dias, o Tera vendeu as 999 unidades que a VW colocou à disposição no preço antigo. A estratégia inicial era destacá-lo frente aos concorrentes diretos, como Fiat Pulse e Renault Kardian, que também buscam seu espaço no segmento de B-SUVs. 

O preço ainda é salgado visto a motorização que o Tera MPI entrega. Equipado com um motor 1.0 aspirado de três cilindros que entrega 84 cv com etanol e modestos 77 cv com gasolina. O câmbio é o manual de cinco marchas. 

A aposta do Tera não é seu motor, pelo menos na versão de entrada. Em termos de segurança, o modelo não decepciona, com vários itens de série mesmo na variante mais em conta. 

Ele é equipado com seis airbags, faróis de LED, sistema de frenagem autônoma, detector de fadiga, piloto automático, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade. 

VW Tera MPI vendido por R$ 103 mil - Foto: Divulgação
VW Tera MPI vendido por R$ 103 mil – Foto: Divulgação

Ainda conta com central multimídia de 10,1 polegadas, faróis de LED, painel digital de 9 polegadas, ar-condicionado, apenas manual, retrovisores elétricos, vidros dianteiros e traseiros elétricos.

O design também ajuda. Concebido por uma equipe liderada por José Carlos Pavone, Head de design da Volkswagen nas Américas, o SUV foi criado do zero, inaugurando uma nova fase da linguagem visual da marca no país. 

VW Tera - Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

Concorrência se preparando

Há quem vá torcer o nariz para um carro de mais de R$ 100 mil com o motor 1.0 “pé duro”. E é aí que o Tera vai perder mercado. Pensando nisso, a Fiat também se movimentou, lançando a linha 2026 do Pulse com desconto. 

Agora, a versão de entrada, é vendida por R$ 98.990, mas vem com o motor 1.3 de 107 cv de potência. 

Eai, o que achou do VW Tera? Barato ou caro? Responda nos comentários!

Leia também: Analisamos: VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA