VW Tera custa R$ 103 mil, mas ainda é um carro de entrada
VW Tera custa R$ 103 mil, mas ainda é um carro de entrada. Veja o que a versão de entrada do SUV compacto tem a oferecer.
O VW Tera, o mais novo SUV compacto da montadora alemã, chegou ao mercado brasileiro em maio com a ambiciosa proposta de ser o “novo carro popular”. A expectativa era que o modelo pudesse, quem sabe, repetir o sucesso de ícones como o Gol e o Fusca.
No entanto, menos de um mês após o lançamento, a Volkswagen ajustou o preço da versão de entrada, o Tera MPI, que passou de R$ 99.990 para R$ 103.990. Ainda assim, é um modelo de entrada e eu vou te explicar o motivo.
VW Tera custa R$ 103 mil, mas ainda é um carro de entrada
Em poucos dias, o Tera vendeu as 999 unidades que a VW colocou à disposição no preço antigo. A estratégia inicial era destacá-lo frente aos concorrentes diretos, como Fiat Pulse e Renault Kardian, que também buscam seu espaço no segmento de B-SUVs.
O preço ainda é salgado visto a motorização que o Tera MPI entrega. Equipado com um motor 1.0 aspirado de três cilindros que entrega 84 cv com etanol e modestos 77 cv com gasolina. O câmbio é o manual de cinco marchas.
A aposta do Tera não é seu motor, pelo menos na versão de entrada. Em termos de segurança, o modelo não decepciona, com vários itens de série mesmo na variante mais em conta.
Ele é equipado com seis airbags, faróis de LED, sistema de frenagem autônoma, detector de fadiga, piloto automático, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade.
Ainda conta com central multimídia de 10,1 polegadas, faróis de LED, painel digital de 9 polegadas, ar-condicionado, apenas manual, retrovisores elétricos, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
O design também ajuda. Concebido por uma equipe liderada por José Carlos Pavone, Head de design da Volkswagen nas Américas, o SUV foi criado do zero, inaugurando uma nova fase da linguagem visual da marca no país.
Concorrência se preparando
Há quem vá torcer o nariz para um carro de mais de R$ 100 mil com o motor 1.0 “pé duro”. E é aí que o Tera vai perder mercado. Pensando nisso, a Fiat também se movimentou, lançando a linha 2026 do Pulse com desconto.
Agora, a versão de entrada, é vendida por R$ 98.990, mas vem com o motor 1.3 de 107 cv de potência.
Eai, o que achou do VW Tera? Barato ou caro? Responda nos comentários!
Leia também: Analisamos: VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.