Analisamos: VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil?

Analisamos: VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil? Veja o que podemos afirmar com exatidão sobre o SUV.

O VW Tera, o mais recente lançamento da montadora, chega ao mercado com uma proposta ambiciosa: ser o novo carro popular do Brasil, e quem sabe, repetir o sucesso de ícones como Gol e o Fusca. 

Mas será que o SUV compacto, com preços entre R$ 99.990 e R$ 142.990, pode realmente ter uma grande relevância no mercado? Ou ainda, vale a pena comprá-lo? A análise do Garagem360 tenta responder essas e outras questões. 

VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil?

Apesar do preço inicial fora do alcance de muitos consumidores brasileiros, o VW Tera tem um bom preço considerando os valores praticados atualmente. 

A Volkswagen, consciente dessa nova realidade, posiciona o Tera como um SUV de entrada, mirando em um público que busca um veículo com design moderno, maior espaço e posição elevada de dirigir, mas posicionado abaixo de seus irmãos maiores, o Nivus e T-Cross. 

Para falar a verdade, a marca cometeu uma “gafe” ao colocar a versão de entrada com o motor 1.0 Turbo com o preço pouco abaixo do T-Cross. Isso porque, o Tera na configuração TSI MT de R$ 116.990 tem o motor 170 TSI e câmbio manual, enquanto o T-Cross Comfort tem o motor 200 TSI e câmbio automático por R$ 119.990. 

Talvez o consumidor leve em consideração essas características e as maiores dimensões ao cogitar levar para casa a versão intermediária do lançamento. 

VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil? Foto: Divulação
VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil? Foto: Divulgação

Em relação à concorrência, o Tera pode levar vantagem, mas nem tanto. Assim que foi anunciado o preço de pré-lançamento a partir de R$ 99.990, a Fiat deu um jeito de lançar a linha 2026 do Pulse, com a versão mais barata com motor 1.3 a câmbio manual por R$ 98.990. 

Agora se a ideia é competir com outros modelos com preço parecido, o novo SUV da Volkswagen pode levar o comprador do Chevrolet Onix com motor 1.0 aspirado, atualmente vendido por valores entre R$ 96.290 e R$ 98.090, e do HB20, vendido a R$ 96.990. 

 

Design inovador e tecnologias podem salvar o Tera

Um dos destaques do Tera é seu design, concebido por uma equipe de designers liderada por José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen nas Américas. Diferente de outros modelos da marca que adaptaram elementos existentes, o SUV foi criado do zero, inaugurando uma nova fase da linguagem visual da marca no país. 

VW Tera Foto: Divulação
VW Tera Foto: Divulgação

A dianteira remete aos novos Tayron e Tiguan, com faróis full – LED de assinatura luminosa e uma grade imponente. 

A lateral, por sua vez, abandona os vincos retos dos VW atuais, apresentando linhas mais fluidas e uma cintura que lembra o hatch elétrico ID.3. A traseira recebeu lanternas integradas por uma barra preta. 

Entre os itens de série de destaque estão:

  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)

  • AEB – Frenagem autônoma de emergência

  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen

  • “HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas

  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura

  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)

  • Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada

  • Freios “ABS” com “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem

  • Lanternas traseiras em LED

  • Painel de instrumentos digital 8″

  • Piloto automático – controle automático de velocidade

  • Sensores de estacionamento traseiros

  • Sistema de alarme com comando remoto (keyless)

  • Sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “

  • Sistema detector de fadiga do motorista

  • Volante multifuncional

VW Tera Foto: Divulgação
VW Tera Foto: Divulgação

Quanto custa o VW Tera?

Tabela de Versões – VW Tera 2026

Versão

Motorização

Câmbio

Preço

1.0 MPI

1.0 Flex | 84 cv (E) | 77 cv (G) | 

Manual 5 marchas

R$ 103.990

TSI Manual

1.0 Turbo TSI | 116 cv (E) | 119 cv (G) | 

Manual 6 marchas

R$ 116.990

Comfort 170 TSI AT

1.0 Turbo TSI 170

Automático

R$ 126.990

High 170 TSI

1.0 Turbo TSI 170

Automático

R$ 139.990

High Outfit The Town Edition

1.0 Turbo TSI 170

Automático

R$ 142.990

Eai, o que achou do VW Tera? Responda nos comentários

Leia também: GM apresenta solução definitiva para correia dentada banhada a óleo

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA