Analisamos: VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil?
Analisamos: VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil? Veja o que podemos afirmar com exatidão sobre o SUV.
O VW Tera, o mais recente lançamento da montadora, chega ao mercado com uma proposta ambiciosa: ser o novo carro popular do Brasil, e quem sabe, repetir o sucesso de ícones como Gol e o Fusca.
Mas será que o SUV compacto, com preços entre R$ 99.990 e R$ 142.990, pode realmente ter uma grande relevância no mercado? Ou ainda, vale a pena comprá-lo? A análise do Garagem360 tenta responder essas e outras questões.
VW Tera pode ser considerado o novo carro popular do Brasil?
Apesar do preço inicial fora do alcance de muitos consumidores brasileiros, o VW Tera tem um bom preço considerando os valores praticados atualmente.
A Volkswagen, consciente dessa nova realidade, posiciona o Tera como um SUV de entrada, mirando em um público que busca um veículo com design moderno, maior espaço e posição elevada de dirigir, mas posicionado abaixo de seus irmãos maiores, o Nivus e T-Cross.
Para falar a verdade, a marca cometeu uma “gafe” ao colocar a versão de entrada com o motor 1.0 Turbo com o preço pouco abaixo do T-Cross. Isso porque, o Tera na configuração TSI MT de R$ 116.990 tem o motor 170 TSI e câmbio manual, enquanto o T-Cross Comfort tem o motor 200 TSI e câmbio automático por R$ 119.990.
Talvez o consumidor leve em consideração essas características e as maiores dimensões ao cogitar levar para casa a versão intermediária do lançamento.
Em relação à concorrência, o Tera pode levar vantagem, mas nem tanto. Assim que foi anunciado o preço de pré-lançamento a partir de R$ 99.990, a Fiat deu um jeito de lançar a linha 2026 do Pulse, com a versão mais barata com motor 1.3 a câmbio manual por R$ 98.990.
Agora se a ideia é competir com outros modelos com preço parecido, o novo SUV da Volkswagen pode levar o comprador do Chevrolet Onix com motor 1.0 aspirado, atualmente vendido por valores entre R$ 96.290 e R$ 98.090, e do HB20, vendido a R$ 96.990.
Design inovador e tecnologias podem salvar o Tera
Um dos destaques do Tera é seu design, concebido por uma equipe de designers liderada por José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen nas Américas. Diferente de outros modelos da marca que adaptaram elementos existentes, o SUV foi criado do zero, inaugurando uma nova fase da linguagem visual da marca no país.
A dianteira remete aos novos Tayron e Tiguan, com faróis full – LED de assinatura luminosa e uma grade imponente.
A lateral, por sua vez, abandona os vincos retos dos VW atuais, apresentando linhas mais fluidas e uma cintura que lembra o hatch elétrico ID.3. A traseira recebeu lanternas integradas por uma barra preta.
Entre os itens de série de destaque estão:
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AEB – Frenagem autônoma de emergência
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Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
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“HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
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Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
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Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
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Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
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Freios “ABS” com “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem
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Lanternas traseiras em LED
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Painel de instrumentos digital 8″
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Piloto automático – controle automático de velocidade
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Sensores de estacionamento traseiros
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Sistema de alarme com comando remoto (keyless)
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Sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
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Sistema detector de fadiga do motorista
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Volante multifuncional
Quanto custa o VW Tera?
Tabela de Versões – VW Tera 2026
Versão |
Motorização |
Câmbio |
Preço |
1.0 Flex | 84 cv (E) | 77 cv (G) | |
Manual 5 marchas |
R$ 103.990 |
|
TSI Manual |
1.0 Turbo TSI | 116 cv (E) | 119 cv (G) | |
Manual 6 marchas |
R$ 116.990 |
Comfort 170 TSI AT |
1.0 Turbo TSI 170 |
Automático |
R$ 126.990 |
High 170 TSI |
1.0 Turbo TSI 170 |
Automático |
R$ 139.990 |
High Outfit The Town Edition |
1.0 Turbo TSI 170 |
Automático |
R$ 142.990 |
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.