Honda CG 125: 5 prós e contras de uma das motos mais populares do mercado
Vale a pena comprar uma Honda CG 125 atualmente? Apresentamos 5 prós e contras de uma das motos mais populares do mercado
A CG 125 saiu do mercado em 2018, mas ainda assim você vai encontrar alguém que a recomende. E as recomendações se dão por “N” motivos: preço, facilidade de encontrar peças, sua robustez, entre outros.
Vale a pena comprar um CG 125? 5 prós e contras
Todo clássico tem seus pontos fortes e fracos. Vamos começar pelos prós:
Prós:
Mecânica simples
A motorização da CG 125 garante sua confiabilidade e durabilidade. Este é, talvez, o maior triunfo da CGzinha. Conhecida por sua mecânica simples, mas robusta, ela aguenta o tranco do cotidiano, seja na cidade seja no interior.
É comum ver alguns modelos com dezenas de anos de uso e centenas de milhares de quilômetros ainda funcionando perfeitamente, graças a sua engenharia “à prova de balas”.
Preço
Procurei na OLX e encontrei CG por R$ 2.500 rodando, mas todavia e porém é “moto de leilão” ou “moto para pegar e rodar”, ou seja a documentação não está em dias e talvez nem seja possível regularizá-la.
Os modelos que não trarão dores de cabeça com o Detran partem dos R$ 6.500, mas já rodam um pouco. Tem CG com 300 mil km rodados por este preço e se tem quem vende, tem quem compre.
Economia de combustível
Com um motor de 125 cc projetado para ser eficiente, a CG 125 oferece um consumo de combustível excelente, o que é um alívio para o bolso. O modelo 2018, por exemplo, faz até 45 km/l.
Manutenção simples e barata
Essa simplicidade mecânica da CG se traduz em manutenção descomplicada e acessível. Peças de reposição são fáceis de encontrar em qualquer esquina, e o custo da mão de obra para reparos é geralmente baixo.
Além disso, é difícil encontrar um mecânico de motocicletas que já não tenha mexido em centenas de CGs.
Fácil pilotagem
Até minha vó pilota uma CG. Na verdade, ela pilotava há uns anos. Leve e com uma posição de pilotagem ergonômica, a CG 125 é fácil de pilotar, tornando-a perfeita para iniciantes ou para quem busca agilidade no trânsito urbano.
Quais os pontos negativos da CG 125?
Desempenho limitado
Com um motor de 125 cc, a CG não foi feita para alta performance. Ela vai alcançar 100 km/h, 110 km/h no máximo. Seu desempenho é adequado para o uso urbano, mas pode deixar a desejar em estradas, especialmente em subidas íngremes ou com garupa.
Tecnologia datada
Por ser um projeto antigo, a CG 125, principalmente os modelos mais antigos, não contam com tecnologias mais modernas em motos atuais, como freios ABS, painéis digitais, injeção eletrônica (modelos mais antigos são carburados) e iluminação LED.
Conforto básico
Minha vó vendeu a CG dela por era “dura”. E realmente o conforto é limitado, funcional, mas básico. O banco é realmente mais rígido e causa um grande desconforto é grande para quem passa boa parte do dia ou em viagens um pouco mais longas.
A suspensão, embora eficiente para o cotidiano, não oferece o mesmo desempenho de absorção de impactos que os modelos mais novos ou posicionados acima.
Alto índice de furtos e assaltos
A CG 125 é uma moto visada pelos bandidos. O alto índice de furtos e assaltos está ligada ao mercado negro de peças, desmasnches clandestinos e o uso para realizar outros assaltos.
Por conta da sinistralidade e o alto custo do seguro.
Seguro caro
O custo médio de um seguro anual para uma CG 125 2018 é de R$ 1.200. Para se ter uma ideia, eu pago no Argo 2018 R$ 1.560. É só R$ 300 mais caro em um veículo R$ 30 mil mais caro.
Além disso, de motos dessa cilindrada geralmente cobre perda parcial de roubo, furto, incêndio, etc.
Eai, ainda acha que vale a pena comprar uma CG 125? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Honda CG 125 se despede após 42 anos; relembre a evolução da moto
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.