BYD inicia produção em massa no Brasil em junho de 2025
BYD inicia produção em massa no Brasil em junho de 2025. Veja o que já sabemos sobre a nacionalização da montadora chinesa.
A gigante chinesa, líder mundial em veículos elétricos e híbridos plug-in, começa a contagem regressiva para produzir carros no país. Em meio a polêmica de trabalho escravo nas obras de sua fábrica na Bahia, a BYD confirma o início da produção em massa no Brasil em junho de 2025.
BYD inicia produção em massa no Brasil em junho de 2025
O presidente do Conselho de Administração da BYD Brasil, Alexandre Baldy, foi quem confirmou a notícia durante o lançamento do BYD Song Plus DM-i 2026. Segundo ele, a produção na fábrica de Camaçari, na Bahia, começa no dia 26 de junho de 2025, às 9h.
“Quero convidar todos vocês para poderem ver localmente o BYD sendo fabricado aqui no nosso Brasil”, afirmou Baldy.
Baldy enfatizou que a inauguração da fábrica de Camaçari vai “muito além da comercialização. É feito com brasileiros, e feito para os brasileiros”.
A planta de Camaçari será a primeira fábrica de carros de passeios da BYD fora da Ásia. O complexo baiano integra um ambicioso plano da empresa, que prevê a instalação de três fábricas: uma para veículos de passeio, outras para chassis de ônibus elétricos e uma terceira para o processamento de lítio e ferro-fosfato para baterias.
Quais carros a BYD vai produzir no Brasil?
O BYD Song Plus será um dos primeiros modelos a sair da linha de montagem nacional. Ele se junta a outros modelos que tornaram a marca a que mais vende eletrificados no país: Dolphin Mini (elétrico) e o Yuan Plus.
A produção local permitirá à BYD ajustar seus veículos às particularidades do mercado brasileiro, além de potencialmente, além de potencialmente reduzir os preços finais ao consumidor devido à isenção de impostos de importação e à otimização da logística.
Conforme noticiamos aqui, a marca vai conduzir suas operações no sistema SKD, em que os chassis chegam pré-montados e finalizados no país. Isso permite a redução (solicitada pela empresa) no imposto de importação de 20% para 10%, aplicável a cinco modelos de veículos.
Leia também: BYD quer pagar menos impostos e pedido poderá atrasar produção no Brasil
Entre eles uma picape híbrida inédita no portfólio da BYD. A picape, com cabine dupla, chega para brigar com Fiat Strada e a Toro. Além dela, o Songo Pro com sistema híbrido flex.
Até 2026, a BYD quer trabalhar com “produção total”, com índice de nacionalização semelhante ao de outras montadoras que atuam aqui, chegando a cerca de 70%. Quando chegar a este ponto, etapas como pintura e estamparia já passam a ser realizados no Brasil.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.