Um pouco menos de tecnologia, por favor: VW traz de volta botões físicos nos veículos

Um pouco menos de tecnologia, por favor: VW traz de volta botões físicos nos veículos. Veja o que a montadora está planejando.

A polêmica não é no Brasil, mas pode respingar aqui. Em mercados como Estados Unidos e Europa a Volkswagen vai voltar atrás e trazer os botões físicos nos veículos. 

Ocorre que a montadora alemã não teve uma boa receptividade em alguns países por eliminar botões físicos de seus carros e substituí-los por comandos táteis e menus complexos em telas sensíveis ao toque. Entenda!

VW traz de volta botões físicos nos veículos

Após insistir em sliders sensíveis ao toque e painéis 100% digitais, especialmente nos modelos elétricos ID.3, ID.4 e até mesmo no icônico Golf GTI, a VW está revertendo essa tendência, pelo menos em alguns países. 

O motivo? Os proprietários europeus e norte-americanos não gostaram. Reclamaram dos novos controles do ar-condicionado digital e principalmente da “falta de botões físicos”. As reclamações chegam até na dificuldade de ajustar funções básicas como aumentar ou diminuir o volume do rádio sem desviar a atenção da estrada. 

A questão parece ser cultural e relacionada a idade. Segundo Ralf Brandstätter, membro do conselho da Volkswagen AG na China, o uso de determinadas tecnologias exige muito esforço e engenharia, muitas vezes reconstruindo o carro de dentro para fora para se adequar aos padrões regionais.

VW traz de volta botões físicos nos veículos - Foto: Reprodução
VW traz de volta botões físicos nos veículos – Foto: Reprodução

Ele ressalta que os consumidores chineses esperam veículos conectados, com foco em IA, controle de voz integrado e cockpits inteligentes como padrão, o que está relacionado ao seu perfil e idade. 

“A idade média dos compradores de veículos elétricos na China é inferior a 35 anos — nativos digitais e orientados pela experiência. Em contraste, os compradores europeus têm uma idade média de 56 anos. Eles frequentemente priorizam controles táteis, durabilidade a longo prazo e dinâmica de direção. Estas não são apenas preferências — elas moldam toda a estratégia de produto e UX desde o primeiro dia”, ressalta.

Mudanças urgentes

A Volkswagen está ciente do problema. Andreas Mindt, chefe de design da VW, admitiu o erro, afirmando: “há feedback, é real e as pessoas adoram isso. Honestamente, é um carro e não um telefone”. 

Interior Volkswagen ID.4 - Foto: Divulgação
Interior Volkswagen ID.4 – Foto: Divulgação

A mudança já começou a se materializar. Modelos como o Golf GTI e R já voltaram a ter controles táteis para funções mais frequentes. Além disso, a montadora confirmou que futuros modelos, a começar pelo ID.2all em 2026 e o ID.Every1 em 2027, vão reintroduzir os botões físicos para funções essenciais. 

Isso deve incluir controles para, aquecimento dos assentos, velocidade do ventilador e luzes de advertência, posicionados logo abaixo da tela de infoentretenimento. A promessa é que “nunca mais cometer” esse erro”.

Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

E você? Prefere botões fícios ou táteis mais modernos? Responda nos comentários!

Leia também: Volkswagen ID.1 é a tentativa de recuperação da fabricante para os modelos elétricos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA