Um pouco menos de tecnologia, por favor: VW traz de volta botões físicos nos veículos
Um pouco menos de tecnologia, por favor: VW traz de volta botões físicos nos veículos. Veja o que a montadora está planejando.
A polêmica não é no Brasil, mas pode respingar aqui. Em mercados como Estados Unidos e Europa a Volkswagen vai voltar atrás e trazer os botões físicos nos veículos.
Ocorre que a montadora alemã não teve uma boa receptividade em alguns países por eliminar botões físicos de seus carros e substituí-los por comandos táteis e menus complexos em telas sensíveis ao toque. Entenda!
VW traz de volta botões físicos nos veículos
Após insistir em sliders sensíveis ao toque e painéis 100% digitais, especialmente nos modelos elétricos ID.3, ID.4 e até mesmo no icônico Golf GTI, a VW está revertendo essa tendência, pelo menos em alguns países.
O motivo? Os proprietários europeus e norte-americanos não gostaram. Reclamaram dos novos controles do ar-condicionado digital e principalmente da “falta de botões físicos”. As reclamações chegam até na dificuldade de ajustar funções básicas como aumentar ou diminuir o volume do rádio sem desviar a atenção da estrada.
A questão parece ser cultural e relacionada a idade. Segundo Ralf Brandstätter, membro do conselho da Volkswagen AG na China, o uso de determinadas tecnologias exige muito esforço e engenharia, muitas vezes reconstruindo o carro de dentro para fora para se adequar aos padrões regionais.
Ele ressalta que os consumidores chineses esperam veículos conectados, com foco em IA, controle de voz integrado e cockpits inteligentes como padrão, o que está relacionado ao seu perfil e idade.
“A idade média dos compradores de veículos elétricos na China é inferior a 35 anos — nativos digitais e orientados pela experiência. Em contraste, os compradores europeus têm uma idade média de 56 anos. Eles frequentemente priorizam controles táteis, durabilidade a longo prazo e dinâmica de direção. Estas não são apenas preferências — elas moldam toda a estratégia de produto e UX desde o primeiro dia”, ressalta.
Mudanças urgentes
A Volkswagen está ciente do problema. Andreas Mindt, chefe de design da VW, admitiu o erro, afirmando: “há feedback, é real e as pessoas adoram isso. Honestamente, é um carro e não um telefone”.
A mudança já começou a se materializar. Modelos como o Golf GTI e R já voltaram a ter controles táteis para funções mais frequentes. Além disso, a montadora confirmou que futuros modelos, a começar pelo ID.2all em 2026 e o ID.Every1 em 2027, vão reintroduzir os botões físicos para funções essenciais.
Isso deve incluir controles para, aquecimento dos assentos, velocidade do ventilador e luzes de advertência, posicionados logo abaixo da tela de infoentretenimento. A promessa é que “nunca mais cometer” esse erro”.
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E você? Prefere botões fícios ou táteis mais modernos? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.