Tudo o que já sabemos sobre o novo Fiat Fastback

Fiat prepara uma nova geração do Fastback? Veja tudo o que já sabemos sobre o novo Fiat Fastback que chega à Europa no fim do ano.

A Fiat está preparando um novo Fastback para a Europa. Quando eu peguei essa matéria tive dois desafios na hora de escrever: não parecer uma cópia descarada da Auto Esporte que descobriu a novidade e a segunda é não confundir o leitor para a reestilização do Fastback no Brasil, programada para este ano. 

O que sabemos do novo Fastback?

Primeiro vamos para o que apurou o Auto Esporte. O chefe da montadora na Europa Gaetano Thorel confirmou que a nova geração do Fastback será lançada em breve, possivelmente ainda em 2025. 

“Dois novos carros estão chegando para completar o ressurgimento da Fiat [na Europa]”, disse o executivo em entrevista à Auto Express, completando que os dois serão apresentados nos próximos 12 meses. 

O Fastback tem como base um dos quatro conceitos apresentados em 2024 – o F2X. Nós noticiamos aqui e entre esses carros conceitos estão o Giga Panda e uma picape que vai dar origem (lá na frente) a nova geração da Strada. 

Concept Car do Fiat Fastback - Foto: Divulgação
Concept Car do Fiat Fastback – Foto: Divulgação

 

Leia também: Nova Fiat Strada 2026 terá mudanças radicais

A plataforma do Fastback é a moderna Smart Car (uma derivação da CMP), focada em reduzir os custos de produção. A motorização, por lá, deve seguir a atual tendência da Fiat de modelos com sistema híbrido de 48 V, associado a motores à combustão 1.2 turbo. O mesmo conjunto do 600 Hybrid que gera 100 cv de potência. 

Já o design deve adotar elementos dos carros conceitos, mas acima de tudo se alinhar a nova linguagem visual da marca que começou com o Grande Panda e até respingou nos nacionais Cronos e Pulse, recentemente lançados. 

Concept car lançado em 2024 - Foto: Repodução
Concept car lançado em 2024 – Foto: Repodução

Projeto F2U

O segundo carro que será lançado este ano, o GigaPanda, deriva do conceito F2U. Ele dará origem a um SUV inédito de sete lugares usando como base o atual Citroën Aircross. Para quem não, o grupo Stellantis detém as duas marcas, Fiat e Citroën (e tantas outras). 

“Quando desenvolvemos o Grande Panda, [criamos] uma série de veículos em uma espécie de sistema ‘Lego’, onde construímos diferentes veículos em diferentes tamanhos que realmente usam muitos componentes comuns para realmente reduzir seus custos”, disse o chefe de design da Fiat, François Leboine, à Auto Express no Centro Stile. 

A estratégia da marca mira dois pontos: cobrir o espaço deixado pelo sedan Tipo e ampliar sua presença global, principalmente na Europa. A Fiat foi, em um passado não muito distante, bastante competitiva no continente com seus compactos, como o 500 e Panda, mas perdeu mercado relevante em países como o Reino Unido.

Basicamente, a marca quer testar o atual Grande Panda no mercado europeu e a partir daí ampliar seu portfólio global. 

Se vem para o Brasil vai demorar, justamente porque a Fiat deve lançar a reestilização de meia do Fastback nacional este ano. 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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