VW Golf GTI chega ao Brasil; confira todos os detalhes
VW Golf GTI: conjunto mecânico, design e mais; confira todos os detalhes sobre esse lançamento
O VW Golf GTI MK8,5 acaba de ser confirmado oficialmente no Brasil. E sim, é exatamente o mesmo modelo que brilhou durante o Rock in Rio do ano passado, onde apareceu na cor Mondsteingrau — também chamada de cinza pedra da lua — ao lado do SUV Tera, que na ocasião ainda estava camuflado com painéis de LED.
Agora, o hatch mais famoso da Volkswagen chega atualizado e cheio de novidades, tanto no visual quanto na parte tecnológica. A seguir, o Garagem360 traz todos os detalhes sobre esse lançamento. Acompanhe!
Como é o VW Golf GTI?
Por fora, o Golf GTI mantém suas linhas já conhecidas, mas agora com um toque mais moderno e refinado. As mudanças sutis no design fazem o carro parecer até maior, graças ao capô mais alongado e às linhas suavizadas.
No interior, a principal evolução está no sistema multimídia. Após muitas críticas dos donos do Golf MK8 na Europa, a Volkswagen atualizou completamente tanto o hardware quanto o software.
O novo sistema, chamado MIB4, traz uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas, além de melhorias na usabilidade. As teclas, que antes eram sensíveis e pouco práticas, agora são retroiluminadas e físicas, facilitando bastante o uso.
Outro ponto positivo é a integração de um assistente de voz com inteligência artificial. Ele traz um suporte do ChatGPT, que permite comandos mais naturais e intuitivos.
Conjunto mecânico do VW Golf GTI
Debaixo do capô, o Golf GTI continua equipado com o já conhecido motor 2.0 turbo, associado ao câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas. E aqui vai uma notícia que pode desagradar os mais puristas: o câmbio manual de seis marchas foi aposentado.
O desempenho, por outro lado, melhorou. O Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h — números melhores que os do último GTI nacional, que fazia 7 segundos e 238 km/h.
Dimensões do VW Golf GTI
As medidas são praticamente as mesmas do antigo MK7, com entre-eixos de 2,63 metros. Mas o porta-malas cresceu um pouco, passando de 338 litros para 374 litros, oferecendo mais espaço para o uso no dia a dia.
Quanto custa o VW Golf GTI?
Na Alemanha, o Golf GTI MK8,5 parte de 44.505 euros, o que dá aproximadamente R$ 275.500 na conversão direta.
O modelo exibido no Rock in Rio estava equipado com as rodas Estoril pretas de 19 polegadas, calçadas em pneus 235/35 R19 — esse conjunto, aliás, é um opcional que custa 1.735 euros (cerca de R$ 10.740).
O GTI chega renovado, mais tecnológico e com mais desempenho, mas com um preço que claramente o posiciona como um carro de nicho no Brasil.
E você, como avalia o novo VW Golf GTI? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.