VW Golf GTI chega ao Brasil; confira todos os detalhes

VW Golf GTI: conjunto mecânico, design e mais; confira todos os detalhes sobre esse lançamento

O VW Golf GTI MK8,5 acaba de ser confirmado oficialmente no Brasil. E sim, é exatamente o mesmo modelo que brilhou durante o Rock in Rio do ano passado, onde apareceu na cor Mondsteingrau — também chamada de cinza pedra da lua — ao lado do SUV Tera, que na ocasião ainda estava camuflado com painéis de LED.

Agora, o hatch mais famoso da Volkswagen chega atualizado e cheio de novidades, tanto no visual quanto na parte tecnológica. A seguir, o Garagem360 traz todos os detalhes sobre esse lançamento. Acompanhe!

Como é o VW Golf GTI?

VW Golf GTI - Foto: divulgação
VW Golf GTI – Foto: divulgação

Por fora, o Golf GTI mantém suas linhas já conhecidas, mas agora com um toque mais moderno e refinado. As mudanças sutis no design fazem o carro parecer até maior, graças ao capô mais alongado e às linhas suavizadas.

No interior, a principal evolução está no sistema multimídia. Após muitas críticas dos donos do Golf MK8 na Europa, a Volkswagen atualizou completamente tanto o hardware quanto o software.

O novo sistema, chamado MIB4, traz uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas, além de melhorias na usabilidade. As teclas, que antes eram sensíveis e pouco práticas, agora são retroiluminadas e físicas, facilitando bastante o uso.

Outro ponto positivo é a integração de um assistente de voz com inteligência artificial. Ele traz um suporte do ChatGPT, que permite comandos mais naturais e intuitivos.

Conjunto mecânico do VW Golf GTI

VW Golf GTI - Foto: divulgação
VW Golf GTI – Foto: divulgação

 

Debaixo do capô, o Golf GTI continua equipado com o já conhecido motor 2.0 turbo, associado ao câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas. E aqui vai uma notícia que pode desagradar os mais puristas: o câmbio manual de seis marchas foi aposentado.

O desempenho, por outro lado, melhorou. O Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h — números melhores que os do último GTI nacional, que fazia 7 segundos e 238 km/h.

Dimensões do VW Golf GTI

As medidas são praticamente as mesmas do antigo MK7, com entre-eixos de 2,63 metros. Mas o porta-malas cresceu um pouco, passando de 338 litros para 374 litros, oferecendo mais espaço para o uso no dia a dia.

Quanto custa o VW Golf GTI?

Na Alemanha, o Golf GTI MK8,5 parte de 44.505 euros, o que dá aproximadamente R$ 275.500 na conversão direta.

O modelo exibido no Rock in Rio estava equipado com as rodas Estoril pretas de 19 polegadas, calçadas em pneus 235/35 R19 — esse conjunto, aliás, é um opcional que custa 1.735 euros (cerca de R$ 10.740).

O GTI chega renovado, mais tecnológico e com mais desempenho, mas com um preço que claramente o posiciona como um carro de nicho no Brasil.

E você, como avalia o novo VW Golf GTI? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA