Novo Peugeot 208 GTI chega mês que vem e deverá ter motor de Alfa Romeo
Novo Peugeot 208 GTI: conjunto mecânico, design e mais; confira as principais novidades sobre esse lançamento
O nome GTI está de volta à linha da Peugeot. E não é qualquer volta. O novo Peugeot 208 GTI chega já no próximo mês e promete marcar uma nova fase para a marca francesa.
Depois da despedida do 308 GTI, em 2021, essa sigla, que sempre representou esportividade, retorna — mas com uma proposta completamente diferente. A partir de agora, será exclusivamente elétrico. Logo abaixo, o Garagem360 conta todos os detalhes sobre esse modelo. Acompanhe!
Por que o novo Peugeot 208 GTI é tão aguardado?
A volta do GTI não é só nostalgia. Ela representa um passo ousado da Peugeot no segmento dos hatches esportivos, que agora abraçam de vez a eletrificação. A nova geração do 208 GTI promete carregar não apenas o legado da linhagem, mas também uma abordagem moderna, sustentável e, ainda assim, cheia de desempenho.
O modelo chega para ser uma nova referência dentro da marca, encerrando de vez o capítulo dos esportivos a combustão.
Leia também:
-
GM apresenta solução definitiva para correia dentada banhada a óleo
-
Conheça o BYD E7, sedã de R$ 81.554, com mais autonomia que Dolphin e preço de Renault Kwid
Como é o novo Peugeot 208 GTI?
O hatch francês surge como o mais potente da história da linha 208. Apesar de a marca ainda não divulgar números oficiais de potência e desempenho, há pistas claras do que vem por aí.
Por compartilhar a plataforma CMP — já conhecida dentro do grupo Stellantis —, é possível olhar para os irmãos de DNA, como Alfa Romeo Junior Veloce, Lancia Ypsilon HF e Abarth 600e, para imaginar o que esperar desse novo GTI.
Conjunto mecânico do novo Peugeot 208 GTI
Se seguir os passos dos modelos esportivos do grupo, o novo 208 GTI deve usar o mesmo conjunto de 279 cv, alimentado por uma bateria de 54 kWh — maior que a de 51 kWh do 208 elétrico convencional.
Esse conjunto entrega tração dianteira e aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 6 segundos, tornando-o extremamente competitivo no segmento.
Além disso, são esperadas atualizações típicas de um esportivo: suspensão rebaixada, amortecedores recalibrados, rodas maiores e aquele acabamento especial que a sigla GTI sempre trouxe.
Qual modelo desembarca no Brasil?
Vale lembrar que a Peugeot já trouxe ao Brasil a versão elétrica do 208, equipada com motor de 136 cv e torque de 25,6 kgfm.
Na época, o modelo era importado da Europa e custava salgados R$ 244.990. Mesmo com bom desempenho — fazia de 0 a 100 km/h em 8 segundos — e um pacote recheado, as vendas foram bem tímidas, restritas a poucas concessionárias.
Agora, a marca já oferece no mercado nacional uma alternativa mais acessível e flexível: a versão híbrida leve do 208 GT. Esse modelo combina o motor 1.0 T200 com um câmbio CVT que simula sete marchas — o mesmo conjunto disponível nos Fiat Pulse e Fastback.
Quando o novo Peugeot 208 GTI será lançado?
O lançamento oficial do novo Peugeot 208 GTI já tem data confirmada. Será no próximo dia 11 de junho, durante as lendárias 24 Horas de Le Mans, um palco que respira automobilismo e esportividade. Sem dúvida, um evento à altura do retorno desse ícone.
E você, como avalia o novo Peugeot 208 GTI? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Honda HR-V é o SUV usado dos sonhos; saiba o porquê