Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo
Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo. Veja os casos que aconteceram com proprietários.
Ao que parece os problemas da correia dentada banhada a óleo do Chevrolet Onix e Tracker não vieram sozinhos. Desde o emprego desta tecnologia em 2019, os relatos aumentaram, o que levou a montadora a aumentar a garantia do componente ano passado.
Projetada para ter uma durabilidade superior, chegando a 240 mil km, a realidade no uso diário tem mostrado um cenário diferente, com relatos de desgaste prematuro e desintegração do componente muito antes do esperado, por vezes, abaixo dos 100 mil km rodados.
Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo
O motor três cilindros do Onix, Tracker e Montana exige “mais amor e atenção” dos proprietários, que devem, pelo menos, ter cuidado na hora de trocar o óleo lubrificante.
Entre os problemas do sistema (mesmo com a manutenção em dias) estão a ruptura da correia e seu desgaste prematuro, cujos resíduos vão parar no motor, levando a perda do sincronismo, problemas no cabeçote, falhas na lubrificação entre outros.
Agora o “buraco é mais embaixo”, pois surgiram também queixas do pedal do freio que tende a ficar repentinamente endurecido. Em alguns casos, o pedal fica tão “duro” que fica quase impossível de frear, o que pode gerar acidentes.
A falha está relacionada a uma falha na bomba de vácuo, que trabalha na assistência da frenagem e também está integrado ao sistema de lubrificação do motor. Em outras palavras, o mesmo sistema que lubrifica a correia também lubrifica o sistema de frenagem.
Relatos demonstram a seriedade do tema
Nossos amigos do Auto Esporte entrevistaram proprietários que levaram “sustos” com o travamento dos freios. Um proprietário de um Chevrolet Onix Plus LT 2023 relatou o ocorrido:
“Minha esposa estava dirigindo o carro na cidade e, quando pisou no freio, sentiu o pedal muito duro e freando muito pouco. Ela usou o freio de mão para [controlar o veículo] e [conseguiu] voltar para casa [sem nenhum incidente]”, relata.
O modelo foi adquirido seminovo com apenas 65 mil km rodados em 2024. Após o ocorrido, foi feito diagnóstico do veículo, que identificou o entupimento do duto de lubrificação, causando a quebra da bomba de vácuo.
“Só depois do problema o mecânico me explicou sobre esse óleo específico e os cuidados desse modelo. Antes disso, não me atentei a esse ponto e deixava tudo aos cuidados da oficina em que fazia as revisões no meu carro”, comenta.
O reparo foi de R$ 1.120, sendo R$ 800 da nova bomba e R$ 320 da mão-de-obra. Ainda assim, o freio do Onix Plus voltou a falhar, o que levou o proprietário a se desfazer do veículo.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.