Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo

Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo. Veja os casos que aconteceram com proprietários.

Ao que parece os problemas da correia dentada banhada a óleo do Chevrolet Onix e Tracker não vieram sozinhos. Desde o emprego desta tecnologia em 2019, os relatos aumentaram, o que levou a montadora a aumentar a garantia do componente ano passado. 

Projetada para ter uma durabilidade superior, chegando a 240 mil km, a realidade no uso diário tem mostrado um cenário diferente, com relatos de desgaste prematuro e desintegração do componente muito antes do esperado, por vezes, abaixo dos 100 mil km rodados. 

Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo

O motor três cilindros do Onix, Tracker e Montana exige “mais amor e atenção” dos proprietários, que devem, pelo menos, ter cuidado na hora de trocar o óleo lubrificante. 

Entre os problemas do sistema (mesmo com a manutenção em dias) estão a ruptura da correia e seu desgaste prematuro, cujos resíduos vão parar no motor, levando a perda do sincronismo, problemas no cabeçote, falhas na lubrificação entre outros. 

Agora o “buraco é mais embaixo”, pois surgiram também queixas do pedal do freio que tende a ficar repentinamente endurecido. Em alguns casos, o pedal fica tão “duro” que fica quase impossível de frear, o que pode gerar acidentes. 

Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo - Foto: Divulgação
Chevrolet Onix e Tracker têm falhas no freio ligadas à correia banhada a óleo – Foto: Divulgação

A falha está relacionada a uma falha na bomba de vácuo, que trabalha na assistência da frenagem e também está integrado ao sistema de lubrificação do motor. Em outras palavras, o mesmo sistema que lubrifica a correia também lubrifica o sistema de frenagem.

Relatos demonstram a seriedade do tema

Nossos amigos do Auto Esporte entrevistaram proprietários que levaram “sustos” com o travamento dos freios. Um proprietário de um Chevrolet Onix Plus LT 2023 relatou o ocorrido:

“Minha esposa estava dirigindo o carro na cidade e, quando pisou no freio, sentiu o pedal muito duro e freando muito pouco. Ela usou o freio de mão para [controlar o veículo] e [conseguiu] voltar para casa [sem nenhum incidente]”, relata.

O modelo foi adquirido seminovo com apenas 65 mil km rodados em 2024. Após o ocorrido, foi feito diagnóstico do veículo, que identificou o entupimento do duto de lubrificação, causando a quebra da bomba de vácuo.

Bomba de vácuo - Foto: divulgação
Bomba de vácuo – Foto: divulgação

“Só depois do problema o mecânico me explicou sobre esse óleo específico e os cuidados desse modelo. Antes disso, não me atentei a esse ponto e deixava tudo aos cuidados da oficina em que fazia as revisões no meu carro”, comenta.

O reparo foi de R$ 1.120, sendo R$ 800 da nova bomba e R$ 320 da mão-de-obra. Ainda assim, o freio do Onix Plus voltou a falhar, o que levou o proprietário a se desfazer do veículo. 

Leia também: GM apresenta solução definitiva para correia dentada banhada a óleo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA