Land Rover desiste de SUVs na China e vai vender Jaecoo 7 como Freelander

Land Rover desiste de SUVs na China e vai vender Jaecoo 7 como Freelander. Veja como vai funcionar a estratégia da JLR.

O mercado automotivo chinês não é uma brincadeira. Com opções acessíveis, modernas, robustas e potentes, não são todas as marcas que conseguem manter um bom volume de vendas. Uma delas é a Land Rover, que planeja um forte processo de modificação na China. 

Em vez de produzir seus próprios SUVs, a marca britânica vai encerrar a fabricação de todos os seus veículos na China para dar lugar a uma nova família de modelos sob a marca Freelander, que serão, essencialmente, versões do Jaecoo 7 (SUV da Chery) como Freelander. Entenda!

Land Rover desiste de SUVs na China e vai vender Jaecoo 7 como Freelander

A decisão não chega a ser um choque total. A JRL tem enfrentado desafios significativos no mundo e não apenas na China. Após o fracasso da reformulação da marca Jaguar e um prejuízo de R$ 105 milhões no mercado chinês, a marca quer reforçar sua parceria com a Chery. 

A marca chinesa já produz os veículos da JLR localmente com um nível de colaboração profundo. Agora, os próximos modelos da marca desenvolvidos na Ásia terão como base os modelos da Chery,  especificamente aqueles produzidos na plataforma T1X.

Em outras palavras, os próximos SUVs da Jaguar serão basicamente Chery Tiggo (5X, 7 e 8), Jaecoo 7, Omoda 5 e Exeed com mudanças pontuais. 

Jaecoo 7 que dará origem a nova geração do Land Rover - Foto; Divulgação
Jaecoo 7 que dará origem a nova geração do Land Rover – Foto; Divulgação

A escolha do Jaecoo 7 para dar origem ao novo Freelander é estratégica, dada sua linguagem de design robusta que já guarda semelhanças com a estética da Land Rover. 

Com a “ressurreição” do Freelander, a JLR busca criar uma nova linha de modelos focada em hibridização e uso predominantemente urbano. Essa abordagem faz sentido, já que os veículos da Chery, embora capazes, não são tradicionalmente conhecidos por sua vocação off-road extrema como os Land Rover mais tradicionais.

Land Rover Freelander -Foto: Divulgação
Land Rover Freelander -Foto: Divulgação

Atributos chineses, custo chinês

O CFO da JLR, Richard Molineux, afirmou que essa nova geração terá “atributos chineses, custo chines e será perfeito para o mercado chinês”. 

Além de abastecer o mercado local, a nova Freelander será exportada em uma nova linha de entrada para os modelos da marca, posicionando-se abaixo dos modelos Discovery.  

Será que essa ideia vai dar certo? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Lançamento: Jaecoo 7 faz 1.200 km com um tanque e custa menos que Jeep Compass

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA