Quanto tempo depois de beber pode dirigir? Novas regras vão te impressionar
Descubra quanto tempo é necessário para eliminar o álcool do corpo e evitar multas ao dirigir após beber.
Quem nunca se perguntou quanto tempo depois de beber pode dirigir? Entender isso é de suma importância, afinal, direção e álcool são duas coisas que definitivamente não combinam.
Acompanhe o Garagem360 e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas!
O fim da dúvida: quanto tempo depois de beber pode dirigir?
Bem, a resposta não é tão simples como parece. Isso porque o tempo necessário para o álcool ser totalmente eliminado do organismo depende de vários fatores. Ou seja, basicamente, não existe uma fórmula exata, mas é possível fazer uma estimativa.
De forma mais clara, a regra geral é que o corpo elimina o álcool a uma taxa média de 0,02 gramas por hora. Isso significa que, dependendo da quantidade de álcool consumida, pode levar várias horas para que o organismo volte a um estado de sobriedade.
Por exemplo, se você consumir uma cerveja, pode ser necessário esperar até 10 horas para que o álcool desapareça completamente do seu sistema. Claro, essa é uma estimativa média, e fatores como peso, idade e gênero influenciam esse processo.
Veja também: 10 SUVs com o PIOR consumo de combustível em 2025
O que influencia o tempo de eliminação do álcool?
Sem muitas delongas, vale pontuar que vários fatores impactam a eliminação do álcool. A primeira delas é o gênero: mulheres tendem a metabolizar o álcool mais lentamente do que homens devido à diferença na composição corporal e nos hormônios.
O peso também desempenha um papel importante, assim como a quantidade de álcool ingerida. Isto é, como dito, quanto mais álcool você consome, mais tempo o organismo levará para eliminar completamente.
Por fim, o tipo de bebida alcoólica influencia o tempo de metabolização. Bebidas com maior teor alcoólico, como destilados, exigem mais tempo para serem processadas pelo corpo em comparação com cervejas ou vinhos.
Aproveite para conferir: GAC: conheça os 4 carros da chinesa que chegam ao Brasil por preços a partir de R$ 150 mil
E aí, você já sabia disso? Comente abaixo e conte-nos a sua opinião sobre o assunto!