De T-Cross a Tracker: os SUVs compactos mais vendidos de abril
SUVs compactos mais vendidos de abril: confira quais foram os modelos líderes de vendas e quais foram aqueles que tiveram baixa no segmento
O segmento de SUVs compactos, que há pouco tempo puxava o ritmo de crescimento do mercado brasileiro, começa a dar sinais de cansaço.
Em abril, os crossovers representaram 24,9% dos 197 mil veículos emplacados no mês, segundo dados da Fenabrave. Isso significa uma queda de 4,6% em relação ao mesmo período de 2024. Mas nem tudo é retração: na comparação com março, o setor conseguiu respirar, com alta de 6,6%.
Nesse cenário instável, o que mais chama atenção é o desempenho do Volkswagen T-Cross. O modelo não apenas liderou com folga, mas vem abrindo vantagem mês a mês sobre os concorrentes diretos.
E o restante do top 10? Tem recuperação de veteranos, queda brusca de queridinhos e até promessa francesa começando a dar sinais de vida. Confira, a seguir, o ranking completo.
T-Cross dispara e HR-V segura a vice-liderança
1º – VW T-Cross: 8.114 unidades
Com crescimento superior a 30% nos últimos 12 meses, o T-Cross teve um abril avassalador. Só no mês, vendeu quase 3 mil unidades a mais que o segundo colocado. E mais: em 2025, já acumula mais de 7 mil unidades à frente do vice-líder, consolidando-se como o SUV compacto mais procurado do país.
Leia também:
2º – Honda HR-V: 5.259 unidades
Mesmo com preços mais elevados que a média da categoria, o HR-V manteve o ritmo e repetiu a segunda posição de março. A estratégia de posicionamento mais premium parece estar funcionando, ao menos por enquanto.
Briga acirrada do 3º ao 5º lugar
3º – Hyundai Creta: 4.905 unidades
Teve queda de 8% nas vendas e viu o Fiat Fastback se aproximar perigosamente. O modelo passa por um momento de atenção, especialmente às vésperas da concorrência ganhar força com novos lançamentos e reestilizações.
4º – Fiat Fastback: 4.676 unidades
Viveu seu melhor mês desde julho do ano passado, encostando de vez no Creta. A Fiat conseguiu manter o apelo do visual cupê aliado ao bom desempenho do motor turbo.
5º – Chevrolet Tracker: 4.297 unidades
Às vésperas de ser reestilizado, o Tracker sofreu: queda de mais de 24% nas vendas e sinais claros de que precisa da nova fase para recuperar mercado.
Quedas acentuadas e reações importantes
6º – Nissan Kicks: 4.006 unidades
Estável, mas com pouca margem para crescer sem novidades significativas no portfólio.
7º – VW Nivus: 3.615 unidades
Teve a maior retração do top 10: –31,3%. Mesmo com bom conjunto mecânico e visual elogiado, começa a perder fôlego sem mudanças ou versões novas.
8º – Jeep Renegade: 3.380 unidades
Depois de registrar seu pior desempenho em mais de três anos em março, o Renegade esboçou reação. Passou o Pulse e mostrou que ainda tem força no nome da marca.
9º – Fiat Pulse: 3.142 unidades
Perdeu posições mesmo com motor turbo e bom pacote de equipamentos. Está sendo ofuscado dentro da própria marca pelo crescimento do Fastback.
10º – Citroën Basalt: 1.958 unidades
Aos poucos, começa a se firmar. Abril foi o melhor mês desde o lançamento, e a marca francesa comemora o fôlego no final da tabela.
Destaque negativo: C3 Aircross
Citroën C3 Aircross: 378 unidades
A situação é crítica. O modelo perdeu quase 2/3 dos compradores em 2024 e segue com média mensal inferior a 500 unidades em 2025. É, de longe, o SUV mais ameaçado do ranking.
Com o T-Cross consolidado na liderança, o segmento segue movimentado, mas exige renovação urgente para quem quer se manter no topo. Abril deixou claro que, em um mercado competitivo como esse, ficar parado é abrir espaço para cair.
E você, como avalia o ranking dos SUVs compactos? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Honda HR-V é o SUV usado dos sonhos; saiba o porquê