Kia lança Carens de 7 lugares é rival de peso da Chevrolet Spin
Kia lança Carens de 7 lugares: design, conjunto mecânico e mais; confira os principais detalhes sobre esse lançamento!
Enquanto os holofotes estão todos voltados para SUVs e elétricos, uma velha conhecida ressurge com cara nova e proposta ousada. A Kia acaba de apresentar a nova geração da Carens — e não é qualquer minivan.
Trata-se de uma configuração renovada, que contém sete lugares. Além do amplo espaço, é dona de um visual que, se fosse vendido em solo brasileiro, iria dar uma baita dor de cabeça para a Chevrolet Spin.
A Carens Clavis acaba de ser lançada na Índia, mas traz características que cairiam como uma luva no mercado brasileiro. Isso porque, a Spin ocupa a primeira posição isolada entre as minivans compactas.
E acredite: a nova Carens tem tudo para ser uma rival de peso. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes sobre esse lançamento. Acompanhe!
Carens vem com design ousado e DNA dos elétricos da Kia
A nova Carens Clavis não é exatamente uma geração inédita, mas sim uma atualização profunda da atual plataforma. A novidade está no visual, que segue a identidade dos elétricos EV3 e EV5. A frente foi completamente redesenhada, com grade embutida no para-choque e luzes diurnas em formato de L — bem ao estilo da própria Spin.
Já os faróis principais aparecem em triângulos, com três blocos de LED cada. Na traseira, lanternas também em L se conectam por uma faixa horizontal, dando mais largura ao conjunto.
O resultado é um carro que mistura linhas futuristas com toques aventureiros — mérito dos apliques em plástico preto na base da carroceria, que ajudam a aumentar visualmente a altura do modelo.
Por dentro: Carens é tecnológica e espaçosa
O interior da Carens segue o padrão da Kia: moderno, funcional e visualmente atraente. O painel horizontalizado, com plásticos texturizados e materiais agradáveis ao toque, transmite sofisticação. O volante com logotipo descentralizado reforça a proposta de design não convencional.
A central multimídia integrada ao painel de instrumentos digitais dá o tom tecnológico, mas sem abrir mão da praticidade: os botões físicos para climatização e comandos rápidos seguem presentes, como deve ser em um carro familiar.
E claro, o principal trunfo está no espaço. A Carens leva até sete pessoas com conforto e sem apertos, posicionando-se como alternativa direta para quem hoje só encontra essa oferta na Spin.
Motorização simples, mas com uma carta na manga
Sob o capô, a versão básica da Carens vem com motor 1.5 aspirado de 115 cv — 4 cv a mais que a Spin, apesar de cilindrada menor. Mas o verdadeiro diferencial está na configuração 1.5 turbo, que entrega robustos 160 cv. Essa motorização colocaria a Carens em um patamar acima da concorrência direta, até mesmo de SUVs como o Citroën C3 Aircross.
Por que Carens ainda não está no Brasil?
O segmento de minivans por aqui foi praticamente deixado de lado pelas montadoras. Hoje, além da Spin, só a Kia Carnival sobrevive — e em uma faixa de preço muito superior. A Carens Clavis preencheria esse buraco com folga, oferecendo espaço, visual moderno e motorização competitiva.
Se a Kia trouxesse essa minivan para cá, o jogo mudaria. E quem depende da Chevrolet Spin como única opção familiar teria, enfim, uma escolha real. Resta saber se a marca sul-coreana vai apostar nesse retorno em solo brasileiro. Mas uma coisa é certa: se vier, vem para incomodar.
E você, como avalia a nova geração da Carens? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.