Desistiu de carros elétricos? BYD muda estratégia na Europa e gera nova polêmica
Desistiu de carros elétricos? BYD muda estratégia na Europa e gera nova polêmica. Veja quais os planos da marca para o continente europeu.
A gigante chinesa dos carros elétricos BYD, está promovendo uma mudança em sua estratégia para o mercado europeu. Diferente do Brasil em que a marca lidera o segmento de eletrificados, na Europa a marca ainda não deslanchou, e agora vai focar nos híbridos.
BYD muda estratégia de carros elétricos na Europa
Na Europa, mesmo a maior fabricante de veículos elétricos, superando a Tesla em 2024, encontrou dificuldades. Rede de concessionárias insuficiente, falta de familiaridade e preferência por montadoras locais, fez BYD repensar o planejamento.
A marca acaba de anunciar uma expansão de sua linha de produtos na Alemanha com dois modelos híbridos plug-in ainda este ano.
A decisão, revelada por Maria Grazia Davino, chefe da BYD na Europa Central, durante a Reuters Conference em Stuttgart, visa “convencer o cliente” em um mercado em que a adoção de veículos 100% elétricos ainda não é uma realidade para todos.
“Nem todo mundo está pronto para o elétrico. Precisamos de algo mais para convencer o cliente. Todos os meses, encontramos o melhor equilíbrio entre o que o cliente deseja e o que torna a distribuição bem-sucedida.”
BYD errou na estratégia
A BYD enfim reconheceu que sua abordagem inicial na Europa enfrentou obstáculos. A falta de uma rede de concessionárias robustas, o desconhecimento sobre aspectos do mercado local e, crucialmente, a ausência de modelos híbridos plug-in em sua oferta prejudicaram as vendas.
Uma das alternativas encontradas, segundo Maria Grazia, é o desenvolvimento de empresas nacionais de vendas em toda a Europa. Essas empresas com “perfil nacional” são responsáveis por fornecer serviços ao cliente e adaptar seu marketing aos consumidores locais.
A Alemanha foi escolhida principalmente pelo baixo desempenho nas vendas. Em 2023, foram 4.139 unidades e em 2024 caíram para pouco menos de 2.900. Em 2025, com a nova estratégia, as coisas mudaram, com pouco mais de 1.200 novos carros BYD registrados de janeiro a março, de acordo com a autoridade automotiva do país, a KBA.
Essa guinada ocorre em um momento em que as montadoras chinesas buscam consolidar sua presença na Europa, driblando as tarifas impostas no ano passado aos carros elétricos fabricados na China. A tática de importar híbridos e acelerar os planos de produção local surge como um caminho para o crescimento.
“Esse esforço de localização é um grande investimento… você tem que construir tudo”, disse a executiva, que antes trabalhou no Grupo Stellantis (dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Ram, etc).
Atualmente, a BYD oferece apenas um híbrido na europa, o plug-in Seal DM-i. Os outros dois modelos a serem lançados ainda não foram revelados.
“Em um futuro próximo, teremos dois pilares: um totalmente elétrico e o outro DM-i”, finaliza.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.