Desistiu de carros elétricos? BYD muda estratégia na Europa e gera nova polêmica

Desistiu de carros elétricos? BYD muda estratégia na Europa e gera nova polêmica. Veja quais os planos da marca para o continente europeu.

A gigante chinesa dos carros elétricos BYD, está promovendo uma mudança em sua estratégia para o mercado europeu. Diferente do Brasil em que a marca lidera o segmento de eletrificados, na Europa a marca ainda não deslanchou, e agora vai focar nos híbridos. 

BYD muda estratégia de carros elétricos na Europa

Na Europa, mesmo a maior fabricante de veículos elétricos, superando a Tesla em 2024, encontrou dificuldades. Rede de concessionárias insuficiente, falta de familiaridade e preferência por montadoras locais, fez BYD repensar o planejamento. 

A marca acaba de anunciar uma expansão de sua linha de produtos na Alemanha com dois modelos híbridos plug-in ainda este ano. 

A decisão, revelada por Maria Grazia Davino, chefe da BYD na Europa Central, durante a Reuters Conference em Stuttgart, visa “convencer o cliente” em um mercado em que a adoção de veículos 100% elétricos ainda não é uma realidade para todos. 

“Nem todo mundo está pronto para o elétrico. Precisamos de algo mais para convencer o cliente. Todos os meses, encontramos o melhor equilíbrio entre o que o cliente deseja e o que torna a distribuição bem-sucedida.”

BYD muda estratégia de carros elétricos e foca em modelos híbridos na Alemanha - Foto: Divulgação
BYD muda estratégia de carros elétricos e foca em modelos híbridos na Alemanha – Foto: Divulgação

BYD errou na estratégia 

A BYD enfim reconheceu que sua abordagem inicial na Europa enfrentou obstáculos. A falta de uma rede de concessionárias robustas, o desconhecimento sobre aspectos do mercado local e, crucialmente, a ausência de modelos híbridos plug-in em sua oferta prejudicaram as vendas. 

Uma das alternativas encontradas, segundo Maria Grazia, é o desenvolvimento de empresas nacionais de vendas em toda a Europa. Essas empresas com “perfil nacional” são responsáveis por fornecer serviços ao cliente e adaptar seu marketing aos consumidores locais.

A Alemanha foi escolhida principalmente pelo baixo desempenho nas vendas. Em 2023, foram 4.139 unidades e em 2024 caíram para pouco menos de 2.900. Em 2025, com a nova estratégia, as coisas mudaram, com pouco mais de 1.200 novos carros BYD registrados de janeiro a março, de acordo com a autoridade automotiva do país, a KBA.

Recentemente, a BYD comprou uma distribuidora alemã - Foto: Shutterstock
Recentemente, a BYD comprou uma distribuidora alemã – Foto: Shutterstock 

 

Essa guinada ocorre em um momento em que as montadoras chinesas buscam consolidar sua presença na Europa, driblando as tarifas impostas no ano passado aos carros elétricos fabricados na China. A tática de importar híbridos e acelerar os planos de produção local surge como um caminho para o crescimento. 

“Esse esforço de localização é um grande investimento… você tem que construir tudo”, disse a executiva, que antes trabalhou no Grupo Stellantis (dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Ram, etc). 

Atualmente, a BYD oferece apenas um híbrido na europa, o plug-in Seal DM-i. Os outros dois modelos a serem lançados ainda não foram revelados. 

“Em um futuro próximo, teremos dois pilares: um totalmente elétrico e o outro DM-i”, finaliza.

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Leia também: O que sabemos sobre o BYD Seal híbrido DM-i que deve chegar ao Brasil

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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