Navio da BYD traz mais de 7 mil carros elétricos para o Brasil

Navio da BYD traz mais de 7 mil carros elétricos para o Brasil. Conheça o BYD Shenzhen, cuja capacidade supera as 9 mil unidades.

Um novo navio da BYD está chegando ao Brasil e a bordo mais de 7 mil veículos eletrificados da marca. O BYD Shenzhen iniciou a viagem partindo do porto de Jiangsu, na China, com destino ao país. 

A ação faz parte da estratégia de expansão da montadora chinesa e aumento do estoque nacional antes da nova rodada de aumento dos impostos de importação para carros elétricos e híbridos. 

Navio da BYD traz mais de 7 mil carros elétricos para o Brasil

Essa é a primeira viagem do navio, entregue no último dia 22 de abril de 2025, poucos dias antes da partida em direção ao Brasil.

As dimensões são colossais — 219,9 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 12 conveses, o equivalente a cerca de 20 campos de futebol. O Shenzhen, o quarto navio da marca e o que oferece maior capacidade: cerca de 9.200 veículos. 

A embarcação roll-on/ roll off (destinada para transporte de carros, ônibus e até trens) não impressiona somente pelo tamanho, mas também pela tecnologia embarcada, incluindo sistema de propulsão dual a Gás Natural Liquefeito (GNL) e combustível convencional, visando maior eficiência e menor impacto ambiental.

BYD Shenzen - conheça o maior navio da BYD - Foto: Divulgação
BYD Shenzen – conheça o maior navio da BYD – Foto: Divulgação

A embarcação atinge uma velocidade máxima de 18,5 nós, aproximadamente 34,3 km/h. 

Além do Shenzhen, a BYD opera com outros três navios para a exportação de carros da Ásia para outros continentes: Explorer No.1, Changzhou e Hefei. A empresa ainda está desenvolvendo mais duas embarcações, chamadas de Changsha, com entrega prevista para maio, e o Xi’an, sem data oficial para iniciar as operações. 

Aumento do estoque brasileiro

A chegada do Shenzhen e seus 7 mil veículos ao Brasil, prevista para o porto de Itajaí (SC) em aproximadamente um mês, coincide com um período delicado para o setor de eletrificados no país. 

O governo anunciou, ano passado, um aumento gradual das alíquotas de importação de carros elétricos. Para veículos 100% elétricos (BEV), a tarifa vai atingir 25% em julho deste ano e 35% em julho de 2026. 

BYD Shenzen - Foto: Divulgação
BYD Shenzen – Foto: Divulgação

Os híbridos leves (MHEV) e híbridos plenos (HEV) também seguem a mesma linha, chegando a 30% em julho de 2025 e 35% em julho de 35%. Já os híbridos plug-in terão suas alíquotas elevadas para 28% em julho de 2025 e, posteriormente, para 35%. 

Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: BYD dobra lucro e tira reinado da Tesla em 2025

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA