Navio da BYD traz mais de 7 mil carros elétricos para o Brasil
Navio da BYD traz mais de 7 mil carros elétricos para o Brasil. Conheça o BYD Shenzhen, cuja capacidade supera as 9 mil unidades.
Um novo navio da BYD está chegando ao Brasil e a bordo mais de 7 mil veículos eletrificados da marca. O BYD Shenzhen iniciou a viagem partindo do porto de Jiangsu, na China, com destino ao país.
A ação faz parte da estratégia de expansão da montadora chinesa e aumento do estoque nacional antes da nova rodada de aumento dos impostos de importação para carros elétricos e híbridos.
Navio da BYD traz mais de 7 mil carros elétricos para o Brasil
Essa é a primeira viagem do navio, entregue no último dia 22 de abril de 2025, poucos dias antes da partida em direção ao Brasil.
As dimensões são colossais — 219,9 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 12 conveses, o equivalente a cerca de 20 campos de futebol. O Shenzhen, o quarto navio da marca e o que oferece maior capacidade: cerca de 9.200 veículos.
A embarcação roll-on/ roll off (destinada para transporte de carros, ônibus e até trens) não impressiona somente pelo tamanho, mas também pela tecnologia embarcada, incluindo sistema de propulsão dual a Gás Natural Liquefeito (GNL) e combustível convencional, visando maior eficiência e menor impacto ambiental.
A embarcação atinge uma velocidade máxima de 18,5 nós, aproximadamente 34,3 km/h.
Além do Shenzhen, a BYD opera com outros três navios para a exportação de carros da Ásia para outros continentes: Explorer No.1, Changzhou e Hefei. A empresa ainda está desenvolvendo mais duas embarcações, chamadas de Changsha, com entrega prevista para maio, e o Xi’an, sem data oficial para iniciar as operações.
Aumento do estoque brasileiro
A chegada do Shenzhen e seus 7 mil veículos ao Brasil, prevista para o porto de Itajaí (SC) em aproximadamente um mês, coincide com um período delicado para o setor de eletrificados no país.
O governo anunciou, ano passado, um aumento gradual das alíquotas de importação de carros elétricos. Para veículos 100% elétricos (BEV), a tarifa vai atingir 25% em julho deste ano e 35% em julho de 2026.
Os híbridos leves (MHEV) e híbridos plenos (HEV) também seguem a mesma linha, chegando a 30% em julho de 2025 e 35% em julho de 35%. Já os híbridos plug-in terão suas alíquotas elevadas para 28% em julho de 2025 e, posteriormente, para 35%.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: BYD dobra lucro e tira reinado da Tesla em 2025
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.