GWM Haval H9 será fabricado no Brasil
GWM Haval H9 será fabricado no Brasil. Veja o que já sabemos sobre o SUV turbodiesel da gigante chinesa e o que está preparando para o país.
Já sabemos qual será o terceiro carro produzido pela Great Wall Motors no Brasil. Depois dos já confirmados Haval H6 e da picape Poer, o próximo carro a sair da fábrica em Iracemápolis será o GWM Haval H9.
A fabricante chinesa aposta alto no Brasil. O Haval H9 ganhou há poucos meses uma nova geração na China e agora já chega ao Brasil para competir com “gente grande”: Toyota SW4, Jeep Commander, Mitsubishi Pajero, Chery Tiggo 8, e outros de 7 lugares.
GWM Haval H9 será fabricado no Brasil
Já em testes no Brasil, o Haval H9 tem um visual que lembra os grandes crossovers da Land Rover e Jeep. É basicamente um “irmão maior” do Tank 300, com motorização a diesel e ainda mais aventureiro.
Essa é a segunda geração do modelo, que chega com a mesma plataforma da picape Poer, com chassi de longarina sustentado por uma suspensão dianteira de braços duplos e um eixo sólido multi-link na traseira.
Por aqui ele ainda chega com um novo motor 2.4 turbodiesel, com cerca de 184 cv e 49 kgfm, associado ao câmbio automático de nove marchas e tração integral de vários modos, incluindo Automático, Areia, Lama e Neve.
O visual se destaca pela dianteira robusta, com sua grade cromada que se integra aos faróis full LED. Na traseira, as linhas retas e a presença de um estepe na tampa do porta-malas reforçam suas capacidades off-road.
E é off-road sem perder as medidas impressionantes. O Haval H9 será um dos maiores SUVs do mercado brasileiro com 5,07 metros de comprimento, 1,93 metro de altura, 1,98 metro de largura e um entre-eixos de 2,85 metros.
Essa grandiosidade se traduz em espaço interno para até sete passageiros, com a possibilidade de rebater a terceira fileira de bancos e ampliar significativamente o porta-malas.
Produção em Iracemápolis (SP)
Ao contrário do que alguns previam, a GWM não deve ter nenhum veículo 100% elétrico em produção no país, pelo menos por enquanto. A princípio, a marca vai focar nos híbridos.
O primeiro é o Haval H6 já consolidado no mercado brasileiro, com previsão de produção em junho. Em seguida, a Poer com previsão para o primeiro semestre de 2026.
A cereja do bolo é o Haval H9 no final do ano que vem.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.