Baterias de estado sólido da Stellantis podem carregar carros elétricos em 18 minutos
Nova bateria da Stellantis promete resolver problema que incomoda (e muito) os proprietários de veículos elétricos; saiba todos os detalhes
A Stellantis, grupo automotivo que controla marcas como Jeep, Ram, Peugeot, Citroën e Fiat, traz um anúncio importante que promete revolucionar o segmento de veículos elétricos. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes. Acompanhe!
Como são as baterias da Stellantis?
Os veículos elétricos ganharão baterias mais leves, ágeis e duráveis. Pelo menos, elas já estão em desenvolvimento nos laboratórios da Stellantis. O projeto é fruto de uma parceria com a startup americana Factorial Energy.
Leia também:
-
Novo carro da BYD tem preço de Fiat Mobi e é perfeito para motoristas de app
-
C3, Aircross e Basalt agora têm nova versão especial, e muito melhor
Conheça as baterias FEST (sigla para Factorial Electrolyte System Technology)
As novas baterias foram validados para o uso automotivo. Isso significa que elas estão quase prontas para saírem do papel. De acordo com a Stellantis, os primeiros automóveis com a bateria FEST estarão em circulação no ano que vem.
Baterias de íon-lítio convencionais x baterias de estado sólido: quais são as diferenças?
A principal diferença entre as duas baterias é que as convencionais usam eletrólitos líquidos, enquanto as de estado sólido recorrem a uma estrutura praticamente sólida e eletrodos de lítio-metal.
Como resultado, a nova bateria é capaz de proporcionar uma densidade energética superior e com mais autonomia. Além disso, oferece baixo risco de incêndios, sem contar com os seus ciclos de recarga que são mais duradouros. Para completar, o carregamento é mais ágil.
Carregamento da nova bateria é impressionante
Segundo a Stellantis, a sua nova bateria consegue recarrega entre 15% a 90% em apenas 18 minutos. O mais interessante é que esse ciclo é concluído em temperatura ambiente, sem ser necessário um super-resfriamento.
E você, como avalia as novas baterias da Stellantis? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Projeção: conheça a nova família Grande Panda da Fiat que substituirá carros brasileiros