Nova VW Amarok terá picape chinesa como base

Nova VW Amarok terá picape chinesa como base. Veja o que já sabemos sobre o modelo que chega ao mercado brasileiro em 2027.

A próxima geração da VW Amarok já tem data para chegar ao Brasil. Com produção confirmada para a Argentina, a picape topo de linha da marca alemã, não seguirá a esperada plataforma da Ford Ranger, mas sim da picape chinesa Maxus Terron. 

Nova VW Amarok terá picape chinesa como base

A Maxus Terron é produzida inicialmente pela SAIC, parceira da Volkswagen na China. A revelação não é nova, mas se intensificou com o Salão de Xangai. 

Conforme já tinhamos noticiado, apesar da base chinesa, a Volkswagen promete profundas alterações para adequar o seu DNA à picape, assim como as expectativas dos consumidores latinos. 

E a caminhonete chinesa é “braba”, principalmente seu motor 2.5 Turbodiesel de quatro cilindros de 224 cv de potência e 53 kgfm de torque. A título de comparação, a atual geração da Amarok conta com o motor V6 3.0 de 258 cv e 59,1 kgfm de torque. 

Maxus Terron picape chinesa serve de base para a nova VW Amarok- Foto: divulgação
Maxus Terron picape chinesa serve de base para a nova VW Amarok- Foto: divulgação

Essa diferença pode ser um fator determinante para a VW manter o atual motor V6 ao invés do motor SAIC que rende um pouco menos. Não descartamos também a possibilidade da marca utilizar outros propulsores em seu portfólio.

Mas outros aspectos devem ser incorporados, como o sistema de tração 4×4 sob demanda da chinesa, suspensão traseira multilink de eixo rígido, rodas de 20 polegadas e as dimensões mais generosas: 5,50 m de comprimento e 3,30 m de entre-eixos, maior que Hilux e Ranger.

A tecnologia embarcada, um dos diferenciais da Maxus Terron, também não será esquecida pela VW. O modelo oferece um painel moderno com grandes telas digitais integradas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. 

Além disso, conta com um sistema de assistência ao motoristas (ADAS) moderno, com estacionamento semi autônomo, controle de cruzeiro, entre outros. 

Maxus Terron - Foto: divulgação
Maxus Terron – Foto: divulgação

SAIC vai vender a Maxus Terron no Brasil

Enquanto a Volkswagen não lança a nova geração da Amarok, a SAIC anuncia a Maxus Terron para o Brasil. A gigante chinesa, dona das marcas Maxus, MG Motor e Lotus, planeja lançar a picape ainda em 2025 incluindo todos os recursos que oferece na China. 

O lançamento coincide com o aquecimento do setor de picapes no país. De acordo com a Fenabrave, houve um crescimento de 8% no setor em 2024, com a Toyota Hilux liderando com mais de 45 mil unidades emplacadas.

A Amarok, por sua vez, vendeu apenas 7.328 unidades, ficando na 12ª colocação no ranking das mais vendidas. 

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Nova VW Amarok ficará bem maior que Hilux e Ranger e pode desbancar rivais

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA