Nova VW Amarok terá picape chinesa como base
Nova VW Amarok terá picape chinesa como base. Veja o que já sabemos sobre o modelo que chega ao mercado brasileiro em 2027.
A próxima geração da VW Amarok já tem data para chegar ao Brasil. Com produção confirmada para a Argentina, a picape topo de linha da marca alemã, não seguirá a esperada plataforma da Ford Ranger, mas sim da picape chinesa Maxus Terron.
Nova VW Amarok terá picape chinesa como base
A Maxus Terron é produzida inicialmente pela SAIC, parceira da Volkswagen na China. A revelação não é nova, mas se intensificou com o Salão de Xangai.
Conforme já tinhamos noticiado, apesar da base chinesa, a Volkswagen promete profundas alterações para adequar o seu DNA à picape, assim como as expectativas dos consumidores latinos.
E a caminhonete chinesa é “braba”, principalmente seu motor 2.5 Turbodiesel de quatro cilindros de 224 cv de potência e 53 kgfm de torque. A título de comparação, a atual geração da Amarok conta com o motor V6 3.0 de 258 cv e 59,1 kgfm de torque.
Essa diferença pode ser um fator determinante para a VW manter o atual motor V6 ao invés do motor SAIC que rende um pouco menos. Não descartamos também a possibilidade da marca utilizar outros propulsores em seu portfólio.
Mas outros aspectos devem ser incorporados, como o sistema de tração 4×4 sob demanda da chinesa, suspensão traseira multilink de eixo rígido, rodas de 20 polegadas e as dimensões mais generosas: 5,50 m de comprimento e 3,30 m de entre-eixos, maior que Hilux e Ranger.
A tecnologia embarcada, um dos diferenciais da Maxus Terron, também não será esquecida pela VW. O modelo oferece um painel moderno com grandes telas digitais integradas para o quadro de instrumentos e a central multimídia.
Além disso, conta com um sistema de assistência ao motoristas (ADAS) moderno, com estacionamento semi autônomo, controle de cruzeiro, entre outros.
SAIC vai vender a Maxus Terron no Brasil
Enquanto a Volkswagen não lança a nova geração da Amarok, a SAIC anuncia a Maxus Terron para o Brasil. A gigante chinesa, dona das marcas Maxus, MG Motor e Lotus, planeja lançar a picape ainda em 2025 incluindo todos os recursos que oferece na China.
O lançamento coincide com o aquecimento do setor de picapes no país. De acordo com a Fenabrave, houve um crescimento de 8% no setor em 2024, com a Toyota Hilux liderando com mais de 45 mil unidades emplacadas.
A Amarok, por sua vez, vendeu apenas 7.328 unidades, ficando na 12ª colocação no ranking das mais vendidas.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Nova VW Amarok ficará bem maior que Hilux e Ranger e pode desbancar rivais
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.