Lucros da Tesla caem e Musk quer abandonar o barco de Donald Trump
Entenda como está o cenário da Tesla no mercado financeiro; veja os impactos da participação de Musk no governo do Trump
Os resultados financeiros da Tesla, nos primeiros meses deste ano, foram divulgados na última terça-feira (22/04). Após avaliar os números, Elon Musk, CEO da empresa, resolveu mudar os seus planos. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes sobre este cenário. Acompanhe!
Saiba como está o panorama atual da Tesla no mercado
O relatório financeiro da Tesla revelou que o lucro da companhia caiu 71% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
Em outras palavras, a empresa de Elon Musk registrou US$ 409 milhões de lucro entre janeiro e março. Já em 2024, o seu faturamento foi US$ 1,4 bilhão no mesmo período do ano.
Leia também:
-
Leapmotor T03 fica para trás e Stellantis desiste de lançar rival do BYD Dolphin Mini
-
Lançamento: Jaecoo 7 faz 1.200 km com um tanque e custa menos que Jeep Compass
Entenda o que ocasionou a queda da Tesla
O principal problema, já apontado inclusive por estudos, é o envolvimento político cada vez mais presente de Musk no segundo mandato de Trump. Esse cenário provocou protestos, boicotes e ainda prejudicou a imagem da companhia.
Para se ter uma ideia, até a própria Tesla disse que a “mudança no sentido político” está relacionada com a queda no lucro. Fora isso, a “incerteza nos mercados automotivo e de energia” também foi apontada como uma justificativa para o momento crítico.
Quais serão as estratégias adotadas por Musk?
Para reverter o cenário caótico, Musk informou aos analistas de Wall Street, em uma teleconferência, que, a partir de maio, vai diminuir a sua participação no Doge.
Segundo o CEO da Tesla, ele vai manter a sua presença em questões governamentais, pelo menos, um ou dois dias por semana e “enquanto o presidente quiser que eu faça isso, e enquanto for útil”.
O empresário destacou ainda que as reações negativas são de pessoas que tentam acatar ele próprio e o seu time do Doge. Contudo, disse que seu papel à frente do departamento é fundamental e que “colocar ordem na sede do governo é algo que está praticamente concluído”.
E você, como avalia as decisões de Musk? Você acredita que este é o melhor caminho? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Novo Hyundai HB20: 5 vantagens do modelo que deixam Polo e Onix de escanteio