McMurtry Spéirling: Hipercarro elétrico é capaz de andar de cabeça para baixo

Eles fizeram. A marca inglesa McMurtry desenvolveu o Spéirling, um hipercarro elétrico que desafia as leis da física ao rodar de cabeça para baixo. O feito, registrado pela própria fabricante, demonstra uma das incríveis capacidades da tecnologia embarcada do veículo. 

McMurtry Spéirling: Hipercarro elétrico capaz de andar de cabeça para baixo - Foto: Divulgação
McMurtry Spéirling: Hipercarro elétrico capaz de andar de cabeça para baixo – Foto: Divulgação

 

McMurtry Spéirling: Hipercarro elétrico capaz de andar de cabeça para baixo

O experimento inédito foi feito usando uma plataforma giratória, que manteve o carro. O segredo por trás dessa proeza está no engenhoso sistema “Downforce-on-Demand”. 

Com o simples acionar de um botão, o sistema aciona ventiladores de alta rotação, atingindo impressionantes 23 mil rpm, que geram uma força descendente equivalente a duas toneladas. Essa força massiva é suficiente para manter o Spéirling firmemente colado a uma pista metálica invertida, neutralizando a ação da gravidade.

McMurtry Spéirling - Foto: Divulgação
McMurtry Spéirling: Hipercarro elétrico capaz de andar de cabeça para baixo – Foto: Divulgação

 

Essa tecnologia, que antes circulava apenas nos bastidores da Fórmula 1 como uma possibilidade teórica, encontrou no hiper esportivo sua aplicação prática e bem-sucedida. 

O Spéirling é equipado com dois potentes motores elétricos que juntos entregam cerca de 1.000 cavalos de potência. 

“Foi um dia fantástico no escritório! Colocar o cinto de segurança e dirigir com o carro invertido foi uma experiência completamente surreal. Os 2.000 kg de downforce que o sistema de ventilação pode gerar são realmente impressionantes e é ótimo mostrar o motivo pelo qual nossa Spéirling continua quebrando recordes ao redor do mundo”, ressalta Thomas Yates, cofundador e diretor administrativo da McMurtry Automotive. 

Recorde de velocidade

Os feitos do hipercarro não param por aí. Paralelamente, o modelo conquistou um recorde de velocidade impressionante, desta vez na icônica pista de testes do Top Gear.

Com um tempo de volta de apenas 3,1 segundos, o Spéirling destronou os mais de 20 anos de hegemonia do antigo recordista, um Renault R24 V10 de Fórmula 1 que tinha conquistado o título em 2004. 

Foto: Divulgação
Caption

 

Essa marca é só mais uma do modelo, que também  detém o recorde de velocidade na subida de montanha do Goodwood Festival of Speed e na desafiadora curva “Saca-rolhas” de Laguna Seca. 

E toda essa tecnologia pode ser sua, mas para isso é preciso desembolsar £ 895.000 (aproximadamente R$ 5,9 milhões) em uma versão ainda mais aprimorada: a Spéirling PURE. Essa configuração traz uma série de melhorias, incluindo uma bateria traseira de maior capacidade, alcançando 100 kWh. 

Além disso, tem que correr, já que a marca limitou a produção a 100 unidades e há muitos interessados. 

Veja também o vídeo abaixo sobre empréstimos. Será que é uma boa solução para quitar dívidas?

 
O que achou do hipercarro? Teria um se conseguisse pagar por ele? Responda nos comentários!
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA